O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19

um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373

Palavras-chave:

Disciplina, Biopolítica, Governamentalidade, Educação

Resumo

O artigo analisa as configurações da educação no decurso da pandemia da Covid-19, a partir da triangulação formada pelos conceitos de disciplina, biopolítica e governamentalidade, desenvolvidos pelo autor francês Michel Foucault. O corpus de análise é composto por cinco postagens publicadas em perfis oficiais de três secretarias estaduais da educação, a saber:  Secretaria da Educação do Ceará (@seduc_ce); Secretaria de Estado da Educação do Piauí (@seducpi); Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (@seducsp). Em relação à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise do material coletado permite constatar o enfoque disciplinar, radiografado especialmente no tocante a como os discentes devem se comportar no âmbito ensino domiciliar, as estratégias biopolíticas, que perfilam a saúde desses discentes e de seus familiares, por meio de recomendações de cunho sanitário e, por fim, o governo desses corpos e subjetividades que estão ausentes do espaço físico da escola, em razão da pandemia, mas não incólumes às capturas da governamentalidade.

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Biografia do Autor

Izaías Serafim de Lima Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

DE LIMA NETO, Izaías Serafim; DA SILVA, Francisco Vieira. O triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19: um estudo de postagens de Secretarias Estaduais de Educação no Instagram. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 348–373, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11039. Acesso em: 12 ago. 2024.

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