Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841Palavras-chave:
Compostos Carbonilados, Casos, Ensino SuperiorResumo
Casos são narrativas utilizadas para ensinar e que aproximam o conteúdo ao cotidiano e/ou às situações profissionais dos alunos, conferindo-lhes um papel ativo na aprendizagem e maior capacidade de resolver problemas. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi desenvolver casos sobre mecanismos de compostos carbonilados, para uso na graduação. Livros e artigos inspiraram as temáticas para compor os casos que foram avaliados por professores universitários, via questionário. Os resultados evidenciaram que os temas selecionados foram propícios para criar narrativas e relacioná-los às reações químicas. Os docentes mencionaram que têm interesse em aplicar os casos em suas aulas e que perceberam a importância desse método para promover autonomia, contextualização e para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não deixaram de refletir que a implementação dos casos exige tempo, habilidade docente e receptividade dos alunos, para que resulte efetiva.
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