REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e consequentemente a emergência da cibercultura, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) disponíveis no ciberespaço têm favorecido a produção e socialização de saberes entre diferentes atores sociais. Desta forma, este artigo pretende trazer uma reflexão sobre o conceito de ambientes virtuais de aprendizagem e relacioná-lo com outros elementos encontrados no ciberespaço como os sistemas de gerenciamento de cursos e as comunidades virtuais, não como categorias dicotômicas e sim como integrantes de um mesmo processo. Em seguida, objetivando ressaltar a importância das escolhas com relação às propostas comunicacional e pedagógica, buscaremos discutir elementos essenciais na utilização de AVA, focando no papel da interatividade e da colaboração nestes ambientes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).