PROJETOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p01Resumo
A investigação objetivou conhecer as políticas educacionais atuais sobre a formação inicial dos professores e analisar se os Cursos de Licenciatura da UFTM e da UFU, nos processos de expansão universitária, garantirão a formação de um educador que possa contribuir com a melhoria da Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa foi bibliográfica e documental, do tipo levantamento (survey). Os resultados evidenciaram os pontos positivos da expansão universitária: desenvolvimento de pequenos municípios; maior oferta de empregos para professores e técnicos; projetos pedagógicos inovadores na perspectiva interdisciplinar, dentre outros. Os pontos fracos demonstram a precariedade dos Cursos de Licenciatura apoiados pelo REUNI, falta de planejamento quanto à infraestrutura, limitação de verbas, incerteza da continuidade de investimentos, excesso de alunos na sala de aula, desvalorização e precárias condições de trabalho, etc. Na prática, as inovações são tímidas, pois falta apoio pedagógico e planejamento. Entendemos que o REUNI tem mais intenções políticas e econômicas, na sua viabilidade, do que a real preocupação com a inovação curricular e a qualidade de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).