TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES INICIANTES E SUAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p33Resumo
No presente artigo pretende-se apresentar as análises dos resultados parciais obtidosatravés de uma pesquisa junto a professores iniciantes da Educação Infantil e aos acadêmicos residentes. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a construção do trabalho docente, seus desafios e seus fatores determinantes. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-formação cujos participantes são ao mesmo tempo sujeitos da pesquisa e sujeitos que se formam com/nela. Os participantes aprendentes constroem suas narrativas e tecem comentários sobre o desenvolvimento das pautas e das modalidades do trabalho autobiográfico, construindo suas capacidades de escuta e de partilha, atentos às considerações sobre formação tecidas ao longo do trabalho. A pesquisa tem nos revelado aspectos imprescindíveis à formação docente e ao trabalho do professor na fase de inserção à docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).