Percepções dos alunos de Física da UFAC sobre o curso
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p107-122Resumo
O trabalho concentra-se na análise qualitativa com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) para investigar a concepção dos graduandos referentes aos conteúdos programáticos do curso, bem como o alcance da divulgação dos eventos científicos sucedidos pela instituição, além de analisar os pontos positivos e negativos do curso e indagar de que forma estes podem ser melhorados. A análise foi baseada em questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultado verificou-se que grande parte dos discentes estão satisfeitos com a graduação e pretendem terminar o curso. Além disso, observou-se a necessidade de investir em recursos tecnológicos e na divulgação do curso para maior visibilidade do mesmo, aumentando o interesse da comunidade em ingressar no curso, como medida de diminuir o índice de evasão.Downloads
Referências
AFONSO, E. G. M. A divulgação científica para o grande público: O papel das relações públicas. O caso do CIIMAR. (Dissertação) Conclusão do curso de Mestrado em Ciências da Computação (Porto), 2008.
ARANHA, A. V. S; SOUZA, J. V. A. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 69-86, 2013.
ARAÚJO, R.P; UCHOA, J. D. As dificuldades na aprendizagem de física no ensino médio da Escola Estadual Dep. Alberto de Moura Monteiro, 2015. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/bitstream/prefix/102/1/As%20dificuldades%20na%20aprendizagem%20de%20f%C3%ADsica%20no%20ensino%20m%C3%A9dio%20da%20Escola%20Estadual%20Dep.%20Alberto%20de%20Moura%20Monteiro.pdf. Acesso em: 14 fev 2019.
ATAÍDE, A. R. P; VASCONCELOS, V. C. A escolha pela licenciatura em física – uma análise feita com estudantes ingressantes na UEPB. In: 2º Congresso Nacional de Educação, 2015.
BARREIROS, J. L. Fatores que influenciam na motivação de professores. (Dissertação) Conclusão de curso de Psicologia. Centro Universitário de Brasília (Brasília), 2008.
CARVALHO, Anna M. P., Pérez, Daniel G.; Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. Cortez Editora, 9° Ed., São Paulo, 2009.
COSTA, A. P; OLIVEIRA, L. R. Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. Rev. Port. de Educação, v. 28, n. 2, Braga, 2015.
CUSTÓDIO, J. F; PIETROCOLA, M; CRUZ, F. F. S. Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de física. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 1, p. 25-57, 2013.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
KOHN, K; MORAES, C. H. O impacto das novas tecnologias na sociedade: Conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: III Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, 2007.
MARQUES, A. C. T. L; MARANDINO, M. Alfabetização científica, crianças e espaço de educação não formal: diálogos possíveis. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e170831, 2018.
MAZUROSKI JR, A; AMATO, L. J. D; JASINSKI, L; SAITO, M. Variação nos estilos de aprendizagem: Investigando as diferenças individuais na sala de aula. ReVEL, v. 6, n. 11, 2008.
MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 2. Ed. ampl., 2015.
SANTOS, J. A; FRANÇA, K. V; SANTOS, L. S. B. Dificuldades na aprendizagem de matemática. (Dissertação) Conclusão de curso de Licenciatura em Matemática. Centro Universitário Adventista de São Paulo (São Paulo), 2007.
SILVA, S. A. Os novos estudantes de Licenciatura no contexto da expansão do Ensino Superior. Rev. UEMG, v. 17, n. 23, p. 59-84, 2014.
SOARES, M, M. A evasão nos cursos de licenciatura em física: Uma breve revisão bibliográfica. (Dissertação) Conclusão de curso de Licenciatura Plena em Física. Universidade estadual da Paraíba (Paraíba), 2014.
TOSTES, R. A. A importância da divulgação científica. Rev. Acad., Curitiba, v.4, n.4, p. 73-74, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).