Reflexões sobre o ensino de História da África no currículo escolar: estratégias de inovação à luz da Filosofia da Diferença

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p123-138

Resumo

 O presente artigo visou problematizar o ensino da história da África nos currículos escolares, traçando considerações a respeito da importância de um currículo inovador voltado para o ensino da história da África no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo a pesquisa refletiu acerca de possíveis estratégias para sua inovação à luz da Filosofia da diferença referenciada pelo filósofo francês Gilles Deleuze, na perspectiva de sua proposta de um currículo rizomático, com vistas a auxiliar a compreensão acerca da importância de se pensar a educação como ação de criação. Tratou-se, assim, de um estudo bibliográfico de caráter descrito e qualitativo, destacando a filosofia da diferença como uma metodologia indispensável no âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Wéllia Pimentel Santos, Universidade de Salamanca (USAL)

Doutoranda pela Universidade de Salamanca - USAL; Mestre em Ensino em Saúde pela UFVJM. Especialista em Criminologia pela PUC -MG. Graduações em Serviço Social (DOCTUM -TO); Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (UFVJM) e Letras-Inglês (UFVJM).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

SANTOS, Wéllia Pimentel. Reflexões sobre o ensino de História da África no currículo escolar: estratégias de inovação à luz da Filosofia da Diferença. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 123–138, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p123-138. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7167. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos