GOVERNAMENTALIDADE E O PROJETO EDUCAR/PE: NEOLIBERALISMO E CAPITAL HUMANO EM DISCUSSÃO
Resumo
Este artigo procura desenvolver uma reflexão da educação por meio do conceito de governamentalidade e a crítica ao projeto neoliberal, inspirada em Michel Foucault. Partindo dessa perspectiva, nos propomos a analisar a implantação do Projeto de “Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública no Estado de Pernambuco” (Projeto EDUCAR), financiado pelo Banco Mundial enquanto investimento na formação do capital humano do Estado de Pernambuco. Entendemos que a fusão na governamentalidade neoliberal, da clássica concepção do homo oeconomicus e da chamada teoria do “capital humano”, incitam o empresariamento da vida e a educação passa a ser valorizada e investida pelo indivíduo, pelas empresas e pelo Estado, com vista a melhorar este capital humano. Esse arranjo inaugura um novo modo de situar a educação na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).