UMA REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA SOBRE MEMÓRIA URBANA A PARTIR DO FILME FEBRE DO RATO.
Keywords:
cinema pernambucano, análise fílmica, cidades, Antropologia Urbana.Abstract
Nesse artigo farei uma breve análise da representação da cidade do Recife no filme Febre do Rato (2011), filme dirigido pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis e roteirizado pelo também pernambucano Hilton Lacerda. Meu objetivo é fazer uma descrição e interpretação dos modos de viver e experimentar a cidade que se apresentam nesse filme, de forma a refletir sobre como as narrativas fílmicas apresentam as relações sociais urbanas e como podem contribuir para pensar o urbano. O enredo se passa em sua maioria na região do centro do Recife, especificamente a região banhada pelo rio Capibaribe, e tem como protagonista Zizo, um poeta anarquista, de vida transgressora, que carrega em si a memória e os desmandos da cidade.
Downloads
References
COSTA, Valéria Gomes da. É do dendê!: História e memórias urbanas da Nação Xambá no Recife (1950-1992). São Paulo: Annablume, 2009.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. A cidade como objeto temporal. In: O tempo e a cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
GUIDOTTI, Flávia Garcia. Do intolerável ao impensável: Potências educativas de um cinema cruel. 2013. 184f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Pelotas: Pelotas, 2013.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-violência: etnografia de um cinema provocador. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes: a arte de se perder na cidade. In: JACQUES, P. B.; JEUDY, H.P. (orgs). Corpos e cenários urbanos: Territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: EDUFBA, 2006.
LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos e espaço público: notas sobre a construção social dos lugares na Manguetown. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 17, no 49, 2002.
NOVAES, Syvia Caiuby. Imagens e ciências sociais: trajetória de uma relação difícil. In: BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro; HIAJI, Rose Satiko. Imagem-conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009.
SORANDO, Daniel; ARDURA, Alvaro. First we take Manhattan. Se vende ciudad. La destruicción creativa de las ciudades. Madrid: Catarata, 2016.
VIANA, Nildo. Filme significado e interpretação. In: Cinema e mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre: Asterisco, 2012.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.