PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE IST:

AÇÕES EXTENSIONISTAS NUMA ABORDAGEM DIALÓGICA EM MACEIÓ – AL.

Autores/as

  • Alicia Eduarda Rios Soares UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Gabriela Barbosa de Sá Rocha UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Jhon Victor Silva dos Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Gentileza Santos Martins Neiva UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Geovana Santos Martins Neiva UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Maria Eduarda Rech Ferreira UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Mariana Aparecida da S. Carvalho UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

Educação em Saúde. Infecção sexualmente transmissível. Fatores de risco de IST. Prevenção de IST. Projeto de extensão.

Resumen

O presente estudo visa relatar a experiência de extensionistas e de coordenadores de um projeto de extensão de educação em saúde da Universidade Federal de Alagoas, o qual orienta adolescentes e jovens sobre os fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e conscientiza sobre a importância da realização periódica de exames preventivos e da necessidade do cuidado com a saúde. Docentes e discentes estão envolvidos no projeto de extensão “Quem ama cuida (QAC)” de 2014 a 2022, com suas atividades desenvolvidas em escolas públicas e na Superintendência de Medidas Socioeducativas de Maceió, Alagoas. O grupo de extensão ministra palestras interativas abordando os fatores de risco, formas de transmissão e prevenção de várias IST. Também foram feitas atividades online no período da pandemia do covid-19. Participaram das ações do projeto mais de 7000 jovens do sexo masculino e feminino com baixo nível de conhecimento acerca dessa temática, com idade a partir de 9 anos de idade do ensino médio e fundamental. Foi realizada a vacinação contra HPV em algumas escolas. Esse trabalho tem permitido uma aproximação entre os discentes da universidade e os jovens das escolas em um contexto socioeconômico e de vulnerabilidade e práticas relacionadas à sexualidade, evidenciando a necessidade de uma educação sexual consistente. Os extensionistas relatam realização pessoal por poder fazer a diferença, contribuindo com a sociedade, interromper com alguns preconceitos e concorrer para redução da vulnerabilidade ou com o risco de algumas IST. Nesse contexto, as ações do “Quem ama cuida - QAC” além de contribuir para um melhor entendimento sobre o assunto e, possivelmente, para a adoção de práticas preventivas adequadas e redução nos valores de incidências desses agravos, constitui-se  como estratégia para formação profissional e promoção da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, R. A. dos R. et al. Extensão universitária e educação em doenças sexualmente transmissíveis e temas relacionados. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 1079-1083, 2016.

BERTOLLO, L. P. G.; MARTINS, R. R.; AYRES, J. R. C. M. Educação sexual e reprodutiva para adolescentes como educação entre pares: Avaliação de uma experiência de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 83-91, 2018.

BRAGAGNOLO, A. L.; ELI, D.; HAAS, P. Papiloma Vírus Humano (HPV). RBAC, v. 42, n. 2, p. 91-96, 2010.

BRASIL. Ministério da saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2015. Disponível em Ministério da saúde: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2015/Relatorio_PCDT_IST_CP.pdf. Acesso em: 18/04/2022.

BRASIL. Ministério da saúde. Infecções sexualmente transmissíveis: o que são e como prevenir. 2019a. Disponível em: Ministério da saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-az/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist. http://portalms.saude.gov.br/saude-de-az/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist . Acesso em: 29/03/2022.

BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. 2017a. Indicadores e dados básicos da sífilis nos municípios brasileiros. Disponível em: http://indicadoressifilis.aids.gov.br. Acesso em: 27/09/2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2017b.

CASTELLSAGUÉ, X., et al. End-ofstudy safety, immunogenicity, and efficacy of quadrivalent HPV (types 6, 11, 16, 18) recombinant vaccine in adult women 24-45 years of age. Br J Cancer., v. 105, n. 1, p. 28-37, 2011.

CHEHUEN NETO, J. A. et al. [Parental attitude about vaccination of their daughters against HPV to prevent cervical cancer]. Cad saúde colet., v. 24, n. 2, p. 248-251, 2016.

CORTEZ, E. A.; SILVA, L. M. da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-3649, 2017.

DATASUS. Departamento de informática do SUS. Informações de Saúde, Epidemiológica e Assistência à Saúde. Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0202. Acesso em: 05 jun. 2021.

DEUS, G. B. de; KRUG, M. de R. Avaliação de um Projeto de Extensão Universitária na Percepção de Professores da Educação Básica. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 446-453, 2018.

FIGUEIREDO, M. O., et al. A atividade de extensão na terapia ocupacional: Revisão de escopo na literatura nacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30, n. e2908, p. 1-34, 2022.

GUIMARÃES, V. et al. Oficinas de prevenção para promover conhecimento sobre sexualidade em adolescentes. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 2, p. 41-56, 2020.

KREUGER, M. R. O.; LIZOTT, L. S.; FRIEDRICH, H. A. A. Imunização contra HPV: nível de conhecimento dos adolescentes. Adolesc. Saúde. V. 14, n. 3, p. 38-45, 2017.

LIEBERMAN, A., et al. Frequency of prescription filling among adolescents prescribed treatment for sexually transmitted infections in the emergency department. JAMA Pediatr, v. 173, n. 7, p. 695–697, 2019.

LIMA, K. C. DOS S.; JÚNIOR, M. P. F.; MESSIAS, C. M. B. DE O. Prevenção às IST/AIDS na educação de adolescentes no ambiente escolar: uma visão sobre os desafios da escola e da família. Revisa Querubim, v. 03, p. 10–16, 2018.

MARINHO, C. M., et al. Porque ainda falar e buscar fazer extensão universitária? Revista Mosaicum, v. 7, n. 1, p. 121-140, 2019.

MINETTO, C., et al. A Extensão universitária na formação de estudantes do curso de administração – UFFS. Revista Conbrad, Campus Cerro Largo, v. 1, n. 1, p. 33-46, 2016.

MORAIS, R. S., et al. Potencialidades e desafios na realização de oficinas educativas com adolescentes. Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, v. 6, n. 2, p. 30-36, 2017.

NICHIATA, L. Y. I.; VAL, L. F.; ABDALLA, F. T. de M. Pesquisa - Ação no enfrentamento das IST/HIV/AIDS na Atenção Primária à Saúde. FRONTEIRAS: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis-Goiás, v.3, n.3, p.179-196. 2014.

NUNES, C. B. L.; ARRUDA, K. M.; PEREIRA, T. N. Apresentação da eficácia da vacina HPV distribuída pelo SUS a partir de 2014 com base nos estudos Future I, Future II e Villa et al. Acta Biomed Bras., v. 6, n. 1, p. 1-9, 2015.

OLIVEIRA, F. L. B. de; ALMEIDA JÚNIOR, J. J. DE. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.

POMFRET, T. C.; GAGNON, J. M.; GILCHRIST, A. T. Quadrivalent human papillomavirus (HPV) vaccine: a review of safety, efficacy, and pharmacoeconomics. J Clin Pharm Ther., v. 36, n. 1, p. 1-9, 2011.

RICCI, A. P., et al. Infecções sexualmente transmissíveis na gestação: educação em saúde como estratégia de prevenção na atenção básica. Brazilian Journal of health Review, v. 2, n. 1, p. 565-570, 2019.

SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016.

SILVA, C. B., et al. Atividades de Educação em Saúde Junto ao Ensino Infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 12, p. 5455, 2017.

SILVA, A. T. da; JACOB, M. H. V. M.; HIRDES, A. Conhecimento de adolescentes do ensino médio sobre DST/AIDS no sul do Brasil. Aletheia. Canoas , n. 46, p. 34-49, 2015.

SILVEIRA, B. J., et al. Adesão à imunização contra o papilomavírus humano na saúde pública do Brasil. Espaço para Saúde. V. 18, n. 1, p. 157-164, 2017.

SÍVERES, Luiz (Org.). Extensão Universitária como um Princípio de Aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.

THORSEN, M. L. A latent class analysis of behavioral and psychosocial dimensions of adolescent sexuality: Exploring race differences. The Journal of Sex Research, v. 55, n. 1, p. 45–59, 2018.

TOLMAN, D. L.; MCCLELLAND, S. I. Normative sexuality development in adolescence: A decade in review, 2000-2009. Journal of Adolescent Research, v. 21, n. 1, p. 242–55, 2011.

VIEGAS, S. M. F., et al. Preciso mesmo tomar vacina? Informação e conhecimento de adolescentes sobre as vacinas. Av Enferm. V. 37, n. 2, p. 217-226, 2019.

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Soares, A. E. R. ., Rocha, G. B. de S. ., Santos , J. V. S. dos ., Neiva, G. S. M. ., Neiva, G. S. M. ., Ferreira, M. E. R. ., & Carvalho, M. A. da S. (2022). PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE IST: : AÇÕES EXTENSIONISTAS NUMA ABORDAGEM DIALÓGICA EM MACEIÓ – AL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14803

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.