OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCRITA PARA TEXTOS MATEMÁTICOS
WORKSHOP ON WRITING TECHNIQUES FOR MATHEMATICAL TEXTS
Palabras clave:
Extensão. Matemática. Escrita. Aprendizagem Significativa.Resumen
O Projeto de Extensão Oficina de Técnicas de Escrita para Textos Matemáticos, vinculado à área temática educação, teve como objetivos diminuir o deficit de conhecimento sobre a escrita matemática, trabalhando técnicas de escrita com foco em textos matemáticos, bem como defender a interlocução da linguagem escrita com a linguagem matemática como uma estratégia para o ensino de matemática de modo significativo. O público-alvo foram alunos do primeiro período curso de matemática e alunos da Educação Básica. As abordagens metodológicas usadas foram bibliográfica, com o objetivo de elencar trabalhos sobre o tema; exploratória, com o objetivo de proporcionar mais familiaridade com o problema; e ativa, com o objetivo de enfatizar a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos tratados na oficina. Após a aplicação das oficinas, foi possível concluir que aos participantes construíram o entendimento de que o desenvolvimento da habilidade escrita e o ensino da matemática aliado à linguagem são práticas pedagógicas importantes para promover a compreensão e o domínio dos conceitos matemáticos.
Descargas
Citas
ANTUNES, H. S. Ser Aluna, Ser professora: um olhar sobre os ciclos da vida pessoal e profissional. Santa Maria: Ed. Da UFMS, 2011.
BARRETO, Maria de Fátima Teixeira; MOTA, Telma Maria Santos de Faria; VALADÃO, BEATRIZ Teles. Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Polyphonía, v. 28, n. 2, p. 322-338, jul.-dez. 2017.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE, 2002
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.
MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de; Manual de Redação Matemática. 2° Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2018.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midiologia. In BACICH, Lilian; MORAN, José (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre, Penso, e-PUB, 2018. Acesso em 24.07.2023. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.