ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE A PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE HEPATITES VIRAIS

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO CURSO

Autores

  • Lívia Rafaella de Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria Silva de Melo
  • Aíris Barbosa de Lima
  • Thais Sousa da Silva
  • Marya Fernandha Santos Santana
  • Patrícia de Paula Alves Costa da Silva

Palavras-chave:

Infecções sexualmente transmissíveis, Testes Rápidos, Educação em Saúde, Relato de Experiência

Resumo

Diante dos impactos causados pelas hepatites virais (HV), o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento de saúde são estratégias essenciais para garantir um tratamento exitoso. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a vivência de acadêmicas de Enfermagem sobre o papel do enfermeiro no contexto da prevenção e diagnóstico de HV. A proposta da ação ocorreu com a realização de uma educação em saúde na sala de espera da unidade e a realização de testes rápidos nos usuários. Na primeira etapa, foi elucidada a importância da prevenção, formas de contágio, sinais e sintomas e a relevância da testagem para hepatites virais. Na segunda etapa, os usuários foram convidados a realizar testes rápidos para hepatites e outras ISTs. Nesta feita, foi possível notar que a implementação da educação em saúde foi de extrema importância para alertar a população sobre os aspectos que envolvem as HV, assim como da necessidade de fazer os testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Aconselhamento em DST/HIV/Aids para a atenção básica. Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Hepatites virais - 2020. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Bol Epidemiol [Internet]. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. HIV/Aids, he-patites e outras DST. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n. 18. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Decisão Cofen nº 244/2016. Rio de Janeiro: Cofen, 27 out. 2016a. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/decisao-cofen-no-2442016_46254.html. Acesso em: 23 jan. 2023.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Parecer de Conselheiro nº 259/2016. Rio de janeiro: Cofen, 27 set. 2016b. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/parecer-de-conselheiro-n-2592016_46252.html. Acesso em: 23 jan. 2023.

World Health Organization. Global health sector strategies on, respectively, HIV, viral hepatitis and sexually transmitted infections for the period 2022-2030. Geneva: World Health Organization; 2022.

Publicado

09-08-2023

Como Citar

de Almeida Silva, L. R., Silva de Melo, A. M., Barbosa de Lima, A., Sousa da Silva, T., Santos Santana, M. F., & Alves Costa da Silva, P. de P. (2023). ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE A PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE HEPATITES VIRAIS: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO CURSO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15321

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.