ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS: Experiência com Crianças e Adolescentes

PLAYFUL STRATEGIES IN TEACHING FIRST AID TECHNIQUES: Experience with Children and Adolescents

Autores

  • Victória Fortaleza Bernardino Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lucas Emanuel dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Claude Marise dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Carla Eduarda da Fonseca Ferro Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Renise Bastos Farias Dias Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Primeiros socorros. Ensino em saúde. Saúde da Criança e do Adolescente. Extensão.

Resumo

Primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições. Crianças e adolescentes, estão propensos a maiores riscos de acidentes devido ao desenvolvimento de características cognitivas e motoras apresentadas nessa fase. Logo, as ações de educação em saúde são importantes estratégias para expandir e difundir conhecimentos, com o objetivo de  prevenir  ou  minimizar  os  agravos  à  saúde. O presente artigo trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da utilização de estratégias lúdicas para o ensino de técnicas de primeiros socorros em crianças e prevenção de acidentes prevalentes na infância. As oficinas foram realizadas pelos membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Criança (LAESC) da UFAL, durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) 2023 e teve como público alvo crianças e adolescentes, de escolas públicas e privadas do município de Arapiraca e municípios circunvizinhos. Assim, a aplicação de abordagens lúdicas associadas à utilização dos manequins presentes no laboratório, para instruir técnicas de primeiros socorros em crianças, demonstrou ser uma estratégia efetiva para promover a participação com alunos, favorecendo a associação do conteúdo teórico com a prática e contribuindo para evitar acidentes na infância. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Fortaleza Bernardino, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de Enfermagem, UFAL, Campus Arapiraca.

Lucas Emanuel dos Santos , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de Enfermagem, UFAL, Campus Arapiraca.

Claude Marise dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de Enfermagem, UFAL, Campus Arapiraca.

Carla Eduarda da Fonseca Ferro, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de Enfermagem, UFAL, Campus Arapiraca.

Renise Bastos Farias Dias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Docente de graduação. Doutora em Ciências da Saúde (PPGCS/UFAL).

Referências

AMERICAN HEART ASSOCIATON. Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf.

BARROSO, Sheila Costa Chaves. A contação de histórias como recurso pedagógico no desenvolvimento da criança na educação infantil. João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14195/1/SCCB14112018.pdf

BRAGA JUNIOR, FRANCISCO VARDER. Comunicação educacional / Francisco Varder Braga Junior — Mossoró: EdUFERSA, 2018.68p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/581306/2/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20educacional.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

BRITO, Jackeline Gonçalves et al. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 73, n. 2, p. e20180288, 2020.

CABRAL, Elaine Viana et al. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista práxis, v. 11, n. 22, 2019.

COELHO, Jannaina. Pereira Santos Lima. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.

DE MESQUITA, T. M.; de Albuquerque, R. S.; Alves Bomfim, A. M.; da Hora Sales, M. L.; Carneiro Pessoa de Sa, M. da C.; Vanderlei Ferreira, A. M. Recurso Educativo Em Primeiros Socorros No Processo Ensino-Aprendizagem Em Crianças De Uma Escola Pública. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 35–50, 2017. DOI: 10.21680/2446-7286.2017v3n1ID11464. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464.

DE LIMA FERREIRA, Carla Lizandra et al. Primeiros socorros na escola: conhecimentos e práticas de crianças. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 9, p. 15212-15229, 2023.

GALINDO, Nelson Miguel et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017.

MELLO, Kelli Christiane et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas:: Revisão de Escopo. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 27, 2023.

ROCHA, Lorena Neiva et al. A Educação em Saúde sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na Escola–Uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Liberum accessum, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2020.

Publicado

12-02-2025

Como Citar

Fortaleza Bernardino, V., Emanuel dos Santos , L., Marise dos Santos Silva, C., Eduarda da Fonseca Ferro, C., & Bastos Farias Dias, R. (2025). ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS: Experiência com Crianças e Adolescentes: PLAYFUL STRATEGIES IN TEACHING FIRST AID TECHNIQUES: Experience with Children and Adolescents. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(21). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/18364

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.