A economia criativa no Brasil: o capitalismo cultural brasileiro contemporâneo

Authors

  • Elder P. Maia Alves UFAL
  • Carlos Alexsandro de Carvalho Souza UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2012.n.2.876

Keywords:

economia criativa, consumo das famílias e mercado

Abstract

A reflexão que se segue tem como desiderato analisar a tradução e a institucionalização do tema/categoria de economia criativa no contexto político-institucional brasileiro. Para tanto, elege dois agentes, um privado e outro público: a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Ministério da Cultura (MINC). Para compreender os usos teóricos e práticos que esses agentes tem feito do tema/conceito de economia criativa o trabalho alarga a bitola empírica, com vistas a evidenciar o feixe de processos que, de todos os lados, cruzam os mercados culturais brasileiros, dinamizando-os e tornando-os objetos dos mais diversos interesses estéticos e econômicos. Para nortear o exercício, o fio condutor da investigação é fornecido pelas especificidades e dinâmicas do consumo cultural das famílias brasileiras nos últimos dez anos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-05-16

How to Cite

ALVES, Elder P. Maia; SOUZA, Carlos Alexsandro de Carvalho. A economia criativa no Brasil: o capitalismo cultural brasileiro contemporâneo. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.28998/lte.2012.n.2.876. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/876. Acesso em: 1 sep. 2024.

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.