Para Além do Mito da Democracia Racial: A Questão Educacional no Pensamento de Gilberto Freyre

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2050

Palabras clave:

Gilberto Freyre, Pensamento Social Brasileiro, Raça e Educação, Antropologia da Educação, Antropologia Brasileira.

Resumen

 Apesar da constante revisão que o legado de Gilberto Freyre (1900-1987) tem recebido nos últimos anos, há um aspecto em sua obra ainda pouco explorado: a questão educacional. O que pode ser compreendido a partir de dois aspectos: a atuação de Freyre no campo educacional, e a presença da questão educacional ao longo de sua vasta obra, ainda que de forma dissolvida. Neste artigo proponho-me a analisar a questão educacional no pensamento de Freyre a partir de dois aspectos: o primeiro remete a como que a questão educacional se apresenta em seu trabalho, o que incluirá também uma breve contextualização sobre sua atuação nesse campo; o segundo seria uma reflexão sobre como a relação entre raça e educação aparece em sua obra.

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Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2018-05-15

Cómo citar

OLIVEIRA, Amurabi. Para Além do Mito da Democracia Racial: A Questão Educacional no Pensamento de Gilberto Freyre. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2016.n.1.2050. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2050. Acesso em: 9 nov. 2024.

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