Cultura estudantil dos músicos e maestro de orquestra: teoria, práxis, performance e erro
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.4348Palabras clave:
etnografia, culturas estudantis, músico, ethos, performance.Resumen
O objetivo desse artigo é analisar a cultura estudantil dos sujeitos que habitam uma escola de Música de uma universidade pública do Rio de Janeiro, a fim de compreendermos o sistema de valoração desses nativos, seu ethos e estilo de vida. Teoria, práxis, performance e erro são categorias que serão analisadas, tendo surgido a partir de observação participante, sendo sugeridas pelas sucessivas imersões no campo, vivências e diálogos dos sujeitos de pesquisa. A pesquisa de campo teve duração de quase dois anos. A escuta ativa musical é condição sine qua non para conviver com os pares, implicando teoria e técnica para seu exercício. Tal escuta é requerida dos músicos mesmo antes do ingresso na universidade, a partir de testes de solfejo, ditado e harmonia musical conjugados com o exame de acesso a instituição de ensino, ajudando a explicar o porquê dessa ocupação se situar num espaço limítrofe, de imbricada interseção entre os conceitos de ofício e profissão.Descargas
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