Música eletrônica, a formação de uma cultura

Auteurs-es

  • Marcelo Garson UECE

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.5169

Mots-clés :

música eletrônica, DJ, autonomia, disputa simbólica, cena musical.

Résumé

Este artigo busca compreender o processo histórico de formação de uma cultura da música eletrônica. Para tanto investiga os valores, práticas e discursos que lhe deram sustentação e que se constituíram em grande medida em tensão com as ideologias, convenções musicais e práticas de mercado que caracterizavam o rock hegemônico. Nossa analise é centrada na figura do DJ e de que maneira ele se tornou o personagem central dessa cena. Assim, buscaremos entender de que maneira a música eletrônica constrói sua autonomia enquanto pratica cultural e de que maneira essa autonomia parece ter sido ameaçado com o processo de popularização e alargamento de suas fronteiras no início deste século.

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Biographie de l'auteur-e

Marcelo Garson, UECE

Doutor em Sociologia pela USP, é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.

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Publié-e

2019-03-23

Comment citer

GARSON, Marcelo. Música eletrônica, a formação de uma cultura. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 130, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.5169. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/106. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"

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