Patriarcado, heteronormatividade e misoginia em debate: pontos e contrapontos para o combate à homofobia nas escolas
DOI :
https://doi.org/10.28998/lte.2013.n.1.1065Mots-clés :
Heteronormatividade, Patriarcado, Misoginia, Homofobia, Escolas.Résumé
Este artigo se propõe a analisar alguns conceitos centrais para o debate e a inclusão do tema homofobia nas escolas. Para além de nossas experiências de pesquisa, buscamos uma dimensão mais teórica na abordagem do assunto. Consideramos que, antes mesmo de uma educação voltada para o respeito à homossexualidade e à diversidade sexual, é necessário discutir com os professores as bases das discriminações homofóbicas presentes na sociedade brasileira. Destacamos três pontos que consideramos estratégicos para a discussão do tema: o patriarcado, a heteronormatividade e a misoginia. Tomando como base esses três conceitos, analisamos entrelaçamentos entre eles e a homofobia presente em nossa sociedade.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-10-13
Comment citer
BORGES, Zulmira Newlands; PERURENA, Fátima C. V.; PASSAMANI, Guilherme Rodrigues; BULSING, Muriel. Patriarcado, heteronormatividade e misoginia em debate: pontos e contrapontos para o combate à homofobia nas escolas. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.28998/lte.2013.n.1.1065. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1065. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê "Homofobia"
Licence