Deambulando pelo santuário de panóias e pelos seus públicos: um estudo de caso
DOI :
https://doi.org/10.28998/lte.2014.n.1.1525Mots-clés :
Públicos da cultura, valorização cultural, sítios patrimoniais, Santuário de PanóiasRésumé
O trabalho de investigação aqui enunciado, só foi possível num espaço culturalmente enriquecido por um legado histórico de extremo valor, como o Santuário de Panóias, localizado em Vila Real, que durante alguns anos recolheu informação sobre o perfil dos visitantes e o seu nível de satisfação com o Monumento. Este estudo teve como principais objetivos caraterizar os públicos que visitaram o Santuário entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2011, e ouvir as suas opiniões e propostas de melhoria. Para concretização destes objetivos foram construídos três instrumentos de investigação: inquérito por questionário, inquérito por entrevista e grelha de observação direta. A investigação desenvolveu-se entre a análise quantitativa e qualitativa e o cruzamento de dados mostrou-se fundamental em todo este processo. Tendo em conta o objetivo da investigação, concluímos que os públicos que, maioritariamente visitaram o Santuário de Panóias, no período analisado, foram o que Lopes (2004:45) designou nos seus trabalhos como Habituais. Assim, analogamente ao que Lopes (2004:46) referencia nos seus estudos, os públicos do Santuário de Panóias caraterizam-se por possuir habilitações académicas elevadas e profissões qualificadas, sendo detentores de um forte capital cultural já intrínseco e enraizado.Téléchargements
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Publié-e
2018-05-16
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TEIXEIRA, Rute. Deambulando pelo santuário de panóias e pelos seus públicos: um estudo de caso. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 8, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2014.n.1.1525. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1525. Acesso em: 9 nov. 2024.
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