Currículo em disputa: as componentes de Sociologia e NTPPS na escola de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11388Parole chiave:
Currículo escolar, Sociologia, NTPPS,Abstract
O presente artigo realiza uma análise comparativa da componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) do estado do Ceará e das competências da área das Ciências Sociais e Humanas da BNCC (MEC, 2018). Tem como objetivo problematizar as temáticas apresentadas no NTPPS e a disciplina de Sociologia. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo por base autores da teoria crítica e pós-crítica do currículo. A análise dos dados permite inferir que temáticas, como gênero, família, sustentabilidade, ética e trabalhos apresentados no NTPPS, são trabalhados em uma perspectiva de preparação para o mercado de trabalho, no qual a racionalidade neoliberal e o conservadorismo se impõem na construção dos currículos e em disputa entre disciplinas, como a Sociologia, que fomentam a criticidade pelo estranhamento e desnaturalização.
Abstract
This article performs a comparative analysis of the curricular component of the Center for Research and Social Practice (NTPPS) in the state of Ceará and the competences in the area of Social and Human Sciences of the BNCC (MEC, 2018). Its objective is to problematize the topics presented in the NTPPS and the discipline of Sociology. The analysis of the data allows us to infer that issues such as gender, family, sustainability, ethics, work presented in the NTPPS are worked on from a perspective of preparation for the labor market in which neoliberal rationality and conservatism prevail in the construction of curricula and in dispute. to disciplines such as sociology that foster criticality through strangeness and denaturalization.
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