O Significado deslocado: Política, ideologia e identidade no mundo do consumo

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DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2019.n.1.9739

Parole chiave:

Consumo, identidade, política

Abstract

Este artigo trata da relação cada vez mais imbricada entre consumo e identidade. Parte de uma revisão de literatura baseada nas teorias sociais que abordam a temática para discutir o deslocamento de significado promovido pelo mundo do consumo. Utiliza como plano empírico duas situações específicas. A performance musical da cantora Beyoncée no Superbowl 50 do ano de 2016, quando a artista se apresentou usando uma indumentária que emulava o Partido dos Panteras Negras. E o boicote promovido pelos segmentos mais conservadores do Brasil contra a campanha publicitária da empresa de cosméticos “O Boticário”, no ano de 2015, por conta da vinculação da peça com casais homoafetivos. O que une os dos casos é precisamente o sentido deslocado do consumo para a arena da representação político-identitária. Pretende-se aqui esboçar algumas considerações a respeito destes desdobramentos.

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Roque Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular de Antropologia na Universidade Estadual de Santa Cruz

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Pubblicato

2020-06-15

Come citare

PINTO, Roque; ORTEGA, Rodrigo; LAVINSCKY, Matheus. O Significado deslocado: Política, ideologia e identidade no mundo do consumo. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 13, n. 1, p. 132–153, 2020. DOI: 10.28998/lte.2019.n.1.9739. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/9739. Acesso em: 21 nov. 2024.

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