Para Além do Mito da Democracia Racial: A Questão Educacional no Pensamento de Gilberto Freyre
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2050Palavras-chave:
Gilberto Freyre, Pensamento Social Brasileiro, Raça e Educação, Antropologia da Educação, Antropologia Brasileira.Resumo
Apesar da constante revisão que o legado de Gilberto Freyre (1900-1987) tem recebido nos últimos anos, há um aspecto em sua obra ainda pouco explorado: a questão educacional. O que pode ser compreendido a partir de dois aspectos: a atuação de Freyre no campo educacional, e a presença da questão educacional ao longo de sua vasta obra, ainda que de forma dissolvida. Neste artigo proponho-me a analisar a questão educacional no pensamento de Freyre a partir de dois aspectos: o primeiro remete a como que a questão educacional se apresenta em seu trabalho, o que incluirá também uma breve contextualização sobre sua atuação nesse campo; o segundo seria uma reflexão sobre como a relação entre raça e educação aparece em sua obra.
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