SINTOMAS DE VOZ E DE ESTRESSE MENTAL EM DOCENTES NA PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308003Abstract
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sintomas de voz e de estresse mental em docentes de escolas públicas durante a pandemia. METODOLOGIA: Pesquisa transversal, descritiva, realizada em professores de escolas públicas, no ensino remoto, durante o período de 2020 a 2021, por meio da aplicação de um questionário em formulário online. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFAL) (CAAE: 31089220.0.0000.5013). RESULTADOS: Amostra de 83 professores, 70% pertencia ao ensino fundamental. Observou-se que 98,8% dos professores relataram a presença de alguma queixa vocal, sendo as mais prevalentes: cansaço ao falar (55,4%), dor ou ardência na garganta (50,6%) e pigarro (47%), e todos os professores apresentaram sintomas de estresse mental. DISCUSSÃO: neste cenário pandêmico, a utilização do ensino remoto repercutiu agravando a saúde docente. A alta demanda vocal pode ser justificada devido a vários riscos, como a dificuldade no uso das tecnologias digitais e em conciliar o ambiente doméstico e o Home Office, o que culminou em um profissional com fadiga e cansaço mental. CONCLUSÃO: o estudo ressalta a necessidade de ações de promoção à saúde vocal, física e mental, com acompanhamento multidisciplinar visando à melhora da qualidade de vida e o exercício da profissão.
Palavras-chave: Distúrbios de Voz; Estresse; Docente; COVID-19.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.