SINTOMAS DE VOZ E DE ESTRESSE MENTAL EM DOCENTES NA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Therezita Peixoto Patury Galvão Castro Universidade Federal de Alagoas
  • Tarcísio Rodrigues
  • Rafaella Alcântara
  • Shayara Mikelly
  • Felipe Spalenza
  • Matheus Soares
  • Vanessa Porto

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308003

Resumo

OBJETIVO: Verificar a prevalência de sintomas de voz e de estresse mental em docentes de escolas públicas durante a pandemia. METODOLOGIA: Pesquisa transversal, descritiva, realizada em professores de escolas públicas, no ensino remoto, durante o período de 2020 a 2021, por meio da aplicação de um questionário em formulário online. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFAL) (CAAE: 31089220.0.0000.5013). RESULTADOS: Amostra de 83 professores, 70% pertencia ao ensino fundamental. Observou-se que 98,8% dos professores relataram a presença de alguma queixa vocal, sendo as mais prevalentes: cansaço ao falar (55,4%), dor ou ardência na garganta (50,6%) e pigarro (47%), e todos os professores apresentaram sintomas de estresse mental. DISCUSSÃO: neste cenário pandêmico, a utilização do ensino remoto repercutiu agravando a saúde docente. A alta demanda vocal pode ser justificada devido a vários riscos, como a dificuldade no uso das tecnologias digitais e em conciliar o ambiente doméstico e o Home Office, o que culminou em um profissional com fadiga e cansaço mental. CONCLUSÃO: o estudo ressalta a necessidade de ações de promoção à saúde vocal, física e mental, com acompanhamento multidisciplinar visando à melhora da qualidade de vida e o exercício da profissão.

Palavras-chave: Distúrbios de Voz; Estresse; Docente; COVID-19.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Castro, T. P. P. G., Rodrigues da Silva, T., da Silva Alcântara, R., Mikelly de Oliveira Andrade, S., Vieira Spalenza, F., Vinicius de Mesquita Soares, M., & Fernandes de Almeida Porto, V. (2024). SINTOMAS DE VOZ E DE ESTRESSE MENTAL EM DOCENTES NA PANDEMIA DO COVID-19. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308003

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