CINEPET LETRAS NA ESCOLA:
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DO CINEMA EM AÇÃO
Palavras-chave:
Cinema; Linguagem Audiovisual; EducaçãoResumo
No ambiente escolar, são raros os espaços de aproximação da arte cinematográfica de outras manifestações artísticas ou de estudo da sétima arte, sem tratá-la como recurso didático de segunda ordem. Dessa forma, com o intuito de integrar e possibilitar a existência de um ambiente que promova o diálogo entre petianos, estudantes da educação básica e produções cinematográficas contemporâneas, surgiu a atividade CinePET Letras na escola, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este texto apresenta o relato dessa ação, realizada numa escola pública de Maceió em 2019, em parceria com os integrantes do Programa Residência Pedagógica (RP) da Faculdade de Letras. Os objetivos foram: a) fomentar nos alunos de uma escola pública o interesse pela cultura e pela linguagem do cinema, através da exibição de curtas-metragens e b) incentivar a discussão sobre temas variados que promovessem a formação crítica, reflexiva e cidadã dos estudantes, por meio da ampliação do repertório cultural e da promoção de diálogos entre os conteúdos escolares e as questões políticas e socioculturais mais complexas e abrangentes, conforme orienta a Base Nacional Currricular Comum (BNCC). Os resultados mostraram a integração dos participantes de dois importantes programas das licenciaturas (PET e RP) na busca de um espaço de sensibilização para linguagem do cinema e para a reflexão de temas importantes na formação social e cultural dos estudantes envolvidos na atividade.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm. Acesso em: 14.3.2019
DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Práticas documentárias na escola, em busca de novos olhares. Revista na Ponta do Lápis, n. 31, ano XIV, julho de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iago Espindula de Carvalho, Fabiana Pincho Pincho de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).