O hipergênero quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa

Autores

  • Cristiana da Silva Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Fabiana Pincho de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Quadrinhos, Multimodalidade, Língua Portuguesa

Resumo

O ensino e a aprendizagem de textos exigem o domínio de vários tipos de conhecimentos, o reconhecimento da diversidade de gêneros textuais que circulam nas variadas esferas de comunicação humana, as modalidades oral e escrita da língua, os modos de circulação dos textos, entre outras determinações. Considerando também as múltiplas semioses e o universo digital, faz-se necessário que o professor de língua portuguesa esteja em constante atualização para ensinar as habilidades necessárias para manusear os diferentes meios de comunicação e trabalhar essa multimodalidade no ambiente escolar. Os quadrinhos é um hipergênero textual que possibilita trabalhar esse aspecto, principalmente por ser formado majoritariamente por texto e imagem e possuir recursos próprios para representar a narrativa. Fundamentado sobretudo em pesquisas de Ramos (2009), Santos (2012) e Vergueiro (2012), o presente trabalho busca descrever e analisar o tratamento que esse hipergênero recebe num livro didático de Língua Portuguesa, adotado em escolas públicas do estado de Alagoas. A análise do material mostra a preferência pelo gênero tirinha para estudo e análise de questões gramaticais e também de recursos gráficos dos quadrinhos, apresentando os quadrinhos e seu aspecto multimodal de maneira satisfatória, expondo suas características e incentivando os estudantes a perceberem tais características e a refletirem sobre elas nas atividades propostas ao longo dos capítulos.

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Referências

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, Cristiana; PINCHO DE OLIVEIRA, Fabiana. O hipergênero quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa. Revista Areia, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 36–57, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/17235. Acesso em: 21 dez. 2024.

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