A construção do ponto de vista por meio das relações dialógicas da linguagem: o discurso do outro como recurso argumentativo em produções textuais de vestibulandos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.111-121Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como as formas de utilização do discurso do outro – seja ele reportado de forma direta ou indireta (VOLÓCHINOV, [1929] 2017) – servem para tecer a construção do ponto de vista (RABATEL, 2013; 2016) no discurso argumentativo. Para tanto, escolhemos como corpus de investigação duas redações dissertativo-argumentativas que foram produzidas por vestibulandos candidatos à prova do Enem em 2019. Com análise dos textos, percebemos que os estudantes não abrem mão de trazer a voz do outro para dar respaldo aos argumentos de seus textos. No entanto, eles apresentam graus diferentes de domínio de utilização desse recurso, que, às vezes, é utilizado de forma desconecta de todo o restante do texto; e, em outros momentos, corroboram à construção textual-discursiva da redação.