Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • (Normas atualizadas em 05/12/2023)

    Nota: um(a) mesmo(a) autor(a) não poderá publicar nem submeter mais de um artigo/ensaio/resenha no mesmo número da revista Leitura, seja na condição de autor(a) ou de coautor(a).

  • Apresentação dos trabalhos

    Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. Os metadados deverão ser preenchidos nos locais adequados do formulário de submissão com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) (no máximo 4), último grau acadêmico, instituição em que trabalha(m), ORCID (no corpo do texto) e e-mail. 

    Importante: Não colocar nomes dos autores ou de suas instituições no corpo do trabalho. Os coautores deverão ser informados no ato da submissão, no botão "incluir autor", devendo ser informados os dados citados acima, não sendo possível inseri-los posteriormente.

  • Preparação dos originais

    Apresentação

    Os trabalhos submetidos devem obedecer aos seguintes parâmetros: Word for Windows, fonte Garamond tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; espaçamento automático superior e inferior entre parágrafos; papel A4 (21 cm x 29,7 cm); margem superior e inferior: 2,5 cm; margem esquerda e direita: 3,0 cm; adentramento de parágrafo 1,25 cm; extensão total de no máximo 45 mil caracteres com espaços (no caso de artigos e traduções) e no máximo 10 mil caracteres com espaços (no caso de ensaios, resenhas e entrevistas), incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices. Não inserir números nas páginas.

  • Estrutura do trabalho

     (i) Título       

    O título deve vir centralizado, com inicial em maiúscula e o restante da frase em minúscula, em negrito, fonte Garamond tamanho 14. Na linha abaixo, deve ser inserido o título em língua estrangeira, com a mesma configuração.      

    (ii) Identificação do/a(s) autor/a(s)

    Os autores/coautores deverão ser mencionados no local apropriado no Formulário de Submissão para assegurar avaliação cega. Não inserir qualquer identificação no arquivo submetido. No corpo do texto, caso seja mencionada obra de autoria do autor/coautor, esta não poderá ser identificada.   

    (iii) Resumo  

    Texto de no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, contendo resumo do artigo, indicando seus objetivos, referencial teórico utilizado, resultados obtidos e conclusão, precedido, na linha acima, da palavra Resumo em negrito, sem dois pontos e sem adentramento.

    (iv) Palavras-chave  

    Palavras-chave (até cinco) devem vir separadas por ponto e iniciar por letras maiúsculas. A grafia Palavras-chave segue o mesmo modelo tipográfico da palavra Resumo. A última palavra-chave não deve vir acompanhada de nenhum sinal de pontuação. Para maior facilidade de localização do trabalho em consultas bibliográficas, a Comissão Editorial sugere que as palavras-chave correspondam a conceitos mais gerais da área do trabalho.

    Escrever: Palavras-chave (em negrito, com dois pontos e sem adentramento).     

    (v) Versão do resumo          

    Para artigos redigidos em português, uma versão em inglês ou espanhol ou francês do resumo deve vir logo em seguida precedida da palavra Abstract/Resumen/Résumé, duas linhas depois das palavras-chave. Artigos redigidos em inglês, espanhol ou francês devem apresentar uma versão em português do resumo.          

    (vi) Versão das palavras-chave      

    Para artigos redigidos em português, uma versão em inglês ou espanhol ou francês das palavras-chave deve vir logo em seguida, precedida da palavra Keywords/Palabras clave/Mots-clés, seguida de dois pontos, uma linha depois da versão do resumo. Artigos redigidos em inglês, espanhol ou francês devem apresentar uma versão em português das palavras-chave.

    (vii) Corpo do texto 

    O corpo do texto inicia-se duas linhas abaixo da versão das palavras-chave. O único recurso tipográfico de indicação de caracteres no corpo do texto será o itálico, exceto nas referências.

    Citação no texto: Na citação direta, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação e página. Ex.: (Pereira, 2013, p. 20). Quando a citação for indireta, o sobrenome do autor virá apenas com a primeira letra maiúscula.

    Citações longas devem ter recuo de 4,0 cm, espaçamento simples entre linhas e fonte tamanho 11. Devem apresentar-se sempre, da seguinte forma: texto sem o ponto final, abre parêntesis, sobrenome do autor, ano e página (como na instrução acima), fecha parêntesis e ponto final.

    Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Garamond, tamanho 10 e devem restringir-se ao estritamente necessário para esclarecimentos.

    Ilustrações: Compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos e fotografias. Elas devem ter resolução de 300 dpi, ser centralizadas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, identificadas com título ou legenda (fonte 10, centralizada). A legenda deve ser inserida acima das ilustrações, centralizada e separada por dois pontos (Ex: Figura 1: ...). Sua fonte deve constar sempre, imediatamente após a ilustração, mesmo que seja oriunda do próprio autor.

    (viii) Subtítulos         

    Subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração ou adentramento.

    (ix) Agradecimentos

    Quando houver, os agradecimentos devem seguir a mesma diagramação dos subtítulos, precedidos da palavra Agradecimentos, antes das Referências.      

    (x) Referências         

    Sob o subtítulo Referências alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser mencionadas em ordem alfabética e cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, duas linhas abaixo dos Agradecimentos ou da última parte do trabalho.

     

    Exemplos de referências:

    1) livro:

    JOSEPH, J. Saussure. Oxford: Oxford University Press, 2012.

    1.1) livro com subtítulo:

    BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

    1.2) livro com edição, tradutor (caso seja inserido) ou ano de publicação original (opcional):

    FOUCALT, M. A ordem do discurso. 11. ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004 [1970].

    1.3) livro com mais de um autor:

    ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. Brasília: Abril Cultural, 1981.

    2) capítulo de livro:

    ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. (org.). A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

    3) artigo publicado em periódico:

    LIER-DEVITTO, M. F.; EMENDABILI, M. Uma posição sobre a escuta na Clínica de Linguagem. Linguística, v. 31, n. 2, p. 73-82, 2015.

    PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 10-18, ago./set. 1989.

    Obs: caso informada a página web onde o artigo se encontra disponível, inserir após a referência: Disponível em (sem as entradas "< >"). Acesso em: xxxxx.

    4) dissertação ou tese:

    SILVEIRA, Eliane. As marcas do movimento de Saussure na fundação da Linguística. 2003. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras,  Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

    5) documento eletrônico

    WILLMS, Kristen. Exploring dream country: literary critique of Neil Gaiman's “Sandman”. Disponível em: https://hobbylark.com/fandoms/Exploring-Dream-Country-Literary-Critique-of-Neil-Gaimans-Sandman. Acesso em: 10 set. 2018.

    Para os casos omissos, as referências devem seguir a NBR 6023:2018 da ABNT.

  • Outras instruções

    Anexos e/ou Apêndices.

    Quando imprescindíveis à compreensão do texto, devem ser inclusos no limite de 10 páginas, Anexos e/ou apêndices, seguindo formatação dos subtítulos; devem ser sempre incluídos no final do artigo, após as referências bibliográficas.

     

    Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

    Os trabalhos submetidos devem mencionar, em nota de rodapé, a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem, quando for o caso, bem como a afirmação de que todos os sujeitos envolvidos (ou seus responsáveis) assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no caso de pesquisas envolvendo pessoas ou animais (assim como levantamentos de prontuários ou documentos de uma instituição).

     

    Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação

    Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o(s) autor(es) AUTORIZA(M) a UFAL a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Leitura, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFAL responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.

  • IMPORTANTE: Antes de completar a submissão, certifique-se de que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    A revisão ortográfica e normalização é de inteira responsabilidade dos autores. A Leitura reserva-se ao direito de rejeitar trabalhos enviados fora das configurações exigidas, bem como aqueles que não atendam às exigências textuais do gênero acadêmico, inclusive de adequação gramatical e correção ortográfica.

  • O(s) autor(es) declara(m) ciência e concorda(m) que a revista Leitura se reserva ao direito de rejeitar e arquivar o manuscrito após análise prévia, por razões como: inadequação a uma ou mais normas, fuga ao escopo da revista, estrutura inadequada, ausência de originalidade ou de ineditismo na análise, bem como outros motivos, ainda que de ordem subjetiva.

Diretrizes para Autores

A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publica artigos inéditos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções (de artigos ou capítulos de livros) de interesse para todas as linhas de pesquisa dos estudos linguísticos e literários.  Os originais devem ser escritos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol.  

Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, com suas correspondentes versões em inglês, espanhol ou francês precedem o texto. Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE devem ser escritos no idioma do artigo; esses mesmos elementos, que precedem o texto, deverão ganhar uma versão em português. 

Estudos Linguísticos

Insira aqui a política desta seção

Dossiê de Estudos Literários: Desvairadas para além de 22

Este dossiê reúne trabalhos acadêmicos que, por meio de perspectivas teóricas e críticas pautadas nas questões de gênero, na crítica literária feminista, no revisionismo, e/ou na ecologia, abordam
a literatura e outras artes produzidas por mulheres a partir de um recorte temporal que compreende os últimos cem anos, tendo como marco inicial o ano de 1922, relevante para a literatura brasileira por
causa da Semana de Arte Moderna. Compreender e discutir o papel histórico e político das mulheres nos movimentos de vanguarda, a partir de sua atuação nos campos da estética, da produção teórica, da atuação política e da recepção de suas obras são alguns dos objetivos que norteiam a proposição deste dossiê. Diante desse recorte, serão aceitos trabalhos que problematizem a participação das mulheres nesse período, desde a Semana de Arte Moderna até os anos 20 do século 21, seja como artista, escritora, crítica, ou em outros papéis significativos, bem como trabalhos que apresentem leituras feministas e/ou ligadas às discussões de gênero de obras de escritorxs modernistas brasileirxs quanto estrangeirxs, bem como a autoria feminina dos últimos cem anos.

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista

Este dossiê pretende reunir pesquisas inscritas na teoria materialista do discurso na linha de Michel Pêcheux que desenvolvam estudos sobre o discurso da/na sociedade capitalista, ou seja, que tomem a
sociedade capitalista e suas inúmeras discursividades como objeto. Nesta perspectiva, busca-se refletir sobre as condições de produção da formação social capitalista levando em consideração seus
fundamentos na propriedade privada, na lógica do capital, na produção de mercadorias, na exploração da força de trabalho, nas lutas de classes e conflitos delas derivados, nas práticas do Estado
burguês e suas políticas neoliberais. Como diz Pêcheux, no texto “O discurso, estrutura ou acontecimento”, o discurso é efeito e trabalho nas filiações sócio-históricas. É, pois, nessa compreensão dialética do discurso enquanto efeito e trabalho nas práticas sócio-históricas que este dossiê espera receber textos que articulem o dizer com as condições materiais e ideologias de
reprodução/transformação das relações de produção da sociedade capitalista. Espera-se, também, artigos que reflitam sobre o sujeito constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo
inconsciente destacando, sobretudo, a determinação histórica dos sujeitos e dos sentidos em seu caráter material nos processos de resistência-revolta-revolução. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.