Edições anteriores
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Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista
v. 1 n. 76 (2023)Organizadores/as:
Profª. Drª. Belmira Rita da Costa Magalhães - Universidade Federal de Alagoas
Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho - Universidade Federal de Alagoas
Prof. Dr. Luís Fernando Bulhões Figueira - Universidade Federal do Espírito Santo
Prof. Dr. Pedro Diego Karcsmarczyk - Universidad Nacional de La Plata
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Estudos literários e estudos linguísticos
n. 75 (2023)Organizadores:
Eliane Vitorino de Moura OliveiraKall Lyws Barroso Sales
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Estudos Linguísticos e Literários
v. 1 n. 74 (2022)Organizadores:
Ana Clara Magalhães de Medeiros (UFAL)
Kall Lyws Barroso Sales (UFAL)
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Estudos Linguísticos e Literários
v. 1 n. 73 (2022)Organizadores:
Ana Clara Magalhães de Medeiros (UFAL)
Kall Lyws Barroso Sales (UFAL)
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Estudos Linguísticos e Literários
n. 72 (2022)Organizadores:
Ana Clara Magalhães de Medeiros (UFAL)
Kall Lyws Barroso Sales (UFAL)
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Estudos Linguísticos e Literários
n. 71 (2021)Organizadores:
Kall Sales (UFAL)
Ana Clara Magalhães de Medeiros (UFAL)
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Estudos Linguísticos e Literários
n. 70 (2021)Organizadores:
Débora Massmann (UFAL)
Sóstenes Ericson (UFAL) -
Dossiê Especial "Discurso, gênero, resistência"
n. 69 (2021)Organizadoras
Mónica G. Zoppi Fontana (UNICAMP)
Ana Josefina Ferrari (UFPR)
Maria Virgínia Borges Amaral (UFAL)
Sóstenes Ericson (UFAL)
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Estudos Linguísticos e Literários
n. 68 (2021)Organizadores:
Débora Massmann (UFAL)
Sóstenes Ericson (UFAL) -
Dossiê Especial "Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada"
n. 67 (2020)Organizadoras:
Rita de Cássia Souto Maior (UFAL)
Denise Lino de Araújo (UFCG)
Luciane Sturm (UPF)
MariaTeresa Tedesco (UERJ)
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Estudos Linguísticos e Literários
n. 66 (2020)Organizadores:
Débora Massmann (UFAL)
Sóstenes Ericson (UFAL) -
Novo retorno a Saussure
n. 62 (2019)Assistimos atualmente a mais um retorno a Saussure. Apesar da diversidade de perspectivas, os trabalhos que se desenvolvem têm em comum o fato de fornecerem imagens de Saussure consideravelmente distintas daquelas produzidas ao longo do século XX. Esse novo retorno a Saussure, que se inicia com a descoberta de novos manuscritos em 1996, revelam que suas ideias podem ainda desempenhar um importante papel na discussão de problemas contemporâneos da pesquisa linguística. Este número especial representa bem a vitalidade e relevância do tema reunindo 18 artigos de pesquisadores brasileiros, três traduções de trabalhos de renomados pesquisadores estrangeiros, uma resenha e uma entrevista com o presidente do Cercle Ferdinand de Saussure. -
Estudos linguísticos, literários e formação de professores
n. 60 (2018)Este volume reúne artigos submetidos à Revista Leitura em regime de fluxo contínuo, abarcando estudos linguísticos, estudos literários e reflexões acerca da formação de professores de línguas. -
Homenagem a Denilda Moura
n. 59 (2017)A professora Denilda Moura, atualmente aposentada, contribuiu imensuravelmente para o desenvolvimento dos estudos linguísticos no Brasil, sendo uma das responsáveis pela divulgação e projeção das pesquisas linguísticas realizadas no nordeste brasileiro em território nacional e internacional. -
Línguas de sinais: abordagens teóricas e aplicadas
n. 58 (2017)O foco deste número são as LS em seus aspectos linguísticos, culturais e relativos ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2. Em particular, objetiva-se discutir algumas questões fundamentais no que concerne aos estudos em LS:
1. Como descrever LS? Que aspectos levar em consideração?
2. Como ensinar e produzir literatura surda?
3. Quais metodologias são mais adequadas ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2?
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Poesia e História
v. 2 n. 57 (2016)A história em perspectiva: sua representação em textos poéticos. Com esse objetivo, pretende-se examinar as conivências que, desde a antiguidade clássica, se teceram entre poesia e história, num entrecruzamento que não se reduz a uma visão historicista-documental, mas se constrói num entrelaçamento dialético entre tempo e história (Bosi), entre história e construção literária. Desse modo, intertextos históricos podem ser vistos em seus vários redimensionamentos: poesia, história e memória; poesia, história e cotidianidade; poesia, história e cidade; poesia, história e paisagem. A complexidade de processos históricos constitui, para os estudos literários, um riquíssimo veio analítico de elaborações críticas. -
Línguas de Sinais: abordagens teóricas e aplicadas
v. 1 n. 57 (2016)O foco deste número são as LS em seus aspectos linguísticos, culturais e relativos ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2. Em particular, objetiva-se discutir algumas questões fundamentais no que concerne aos estudos em LS: 1. Como descrever LS? Que aspectos levar em consideração? 2. Como ensinar e produzir literatura surda? 3. Quais metodologias são mais adequadas ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2? -
Estudos em perspectivas dialógicas
n. 55 (2015)Situando-nos no terreno da inter/trans/multidisciplinaridade, tão característico dos estudos em Linguística Aplicada, apresentamos, neste número, contribuições de autores e autoras que constituem seus trabalhos em campos de discussões que se entrelaçam pelo diálogo estabelecido com categorias do círculo bakhtiniano.
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Leitura, Literatura e Outras Artes
n. 54 (2014)Este número da Revista Leitura, do PPGLL/Ufal, traz artigos que abordam: 1. as relações entre literatura e outras artes e 2. questões relativas à recepção do texto literário. Cinema e literatura, canção e poema, ficcionalização das imagens do leitor, do autor, da escrita, releituras irônicas de clássicos, em prosa e em verso, esses são alguns dos temas e questões abordados pelos textos que compõem este número, que conta com a contribuição de pesquisadores/as de diversas instituições do País.
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Formação de Professores de Língua Estrangeira
n. 53 (2014)DOI da edição completa: 10.28998/2317-9945.2014v1n53
O número 53 da Revista Leitura do PPGLL,
da UFAL, primeiro de 2014, cujo tema é “Formação de
professores de língua estrangeira”, dá continuidade às
publicações do periódico. O número em tela contempla
a área de concentração em Linguística e está focado na
linha Linguística Aplicada, delimitando assim o espaço de
uma das linhas de pesquisa do Programa. -
Fonologia e gramática
n. 46 (2010)O número 46 de Leitura. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFAL, que ora vem a público, cobre um campo de estudos da linguística que, na tradição das nossas universidades, mais especifcamente desta universidade, não tem se mostrado muito atraente, aquela parte da língua a que consideramos a expressão, em oposição ao conteúdo, ou seja, a parte do signifcante. Por isso, tomo emprestado um trecho do artigo da Professora Maria Helena Mira Mateus, julgando que assim se fará melhor a apresentação deste número.
Falar das unidades mínimas da língua nem sempre desperta o interesse (e muito menos a paixão) que sinto por estes estudos. Espero, no entanto, que o tema que aqui desenvolvo tenha pelo menos um pouco do encanto que tem para mim o estudo dos sons do português, sobretudo quando proponho aplicá-lo ao nível oral da língua. Assim, chamei a mim a agradável tarefa de tratar os sons da fala e dos sons da língua, ou seja, a fonética e a fonologia. Tentarei de seguida apresentar alguns argumentos em favor da contribuição destas áreas da linguística para a aprendizagem do português.
(Maria Helena Mira Mateus).
Este número traz um conjunto de artigos que representam um pouco o que se vem fazendo na área dos estudos dos sons nas nossas universidades e os interesses e objetivos que podem ter esses estudos. Vai-se desde a descrição pura e simples de um fenômeno linguístico, ainda no nível fonético, passando pela discussão de abordagens teóricas, trazendo evidências para sustentar novas tendências de estudos, propondo aplicação desse conhecimento, às vezes tão árduo de ser adquirido, pelo menos aparentemente, ao ensino de língua portuguesa, à aquisição da escrita.
Novamente, aproprio-me, em certa medida, das descrições que os próprios autores fazem dos seus esforços e apresento os artigos que a Revista Leitura coloca à disposição dos leitores, sejam estes estudiosos dos sons das línguas naturais ou não.
Na linha da aplicação ao ensino, Maria Helena Mira Mateus, grande estudiosa de Fonologia e Gramática, enfatiza a importância dos estudos de fonética e fonologia para o ensino e aponta os aspectos mais relevantes da fonética e da fonologia do português quer para a aprendizagem da ortografa, quer para a produção e compreensão da língua falada, quer para a utilização da prosódia apropriada às diversas circunstâncias do discurso oral. Raquel Meister Ko. Freitag parte da Fonologia de Usos, utilizando os pressupostos da sociolinguística e aborda a realização da lateral palatal [ʎ] e suas variantes [l], [lj] e [y] e os correspondentes grafêmicos “lh”, “l” e “i” no universo de alunos do primeiro ciclo da educação básica, procurando mostrar uma relação entre frequência de uso e aquisição de escrita, enquanto Cristiano Egger Veçossi e Giovana Ferreira Gonçalves analisam dados de produções escritas de alunos de 8ª série de uma escola pública e procuram mostrar que os casos de hipo e hiperssegmentações na escrita desses alunos podem ser infuenciados não apenas por fatores da oralidade mas também por fatores concernentes às convenções próprias da escrita.
Buscando evidências empíricas para novas abordagens teóricas, Thaïs Cristófaro Silva e Carlo Sandro de Oliveira Campos discutem casos de vogais médias com timbre intermediário entre fechado e aberto que ocorreram em casos de generalização fonológica em formas verbais do português brasileiro, explorando uma nova ideia para o estudo dos sons, a generalização fonológica baseada na frequência, conforme os pressupostos da Fonologia de Usos. Giselly de Oliveira Lima apresenta os processos fonológicos que estão diretamente envolvidos com a síncope nas proparoxítonas no Sudoeste Goiano, como ressilabação, assimilação e reestruturação dos pés métricos, avaliando se os processos fonológicos, provocados pela síncope da vogal postônica, podem ser explicados pelos modelos métricos de Selkirk (1982), para a sílaba, e de Hayes (1995) para o acento.
Discutindo o poder explanatório de uma teoria, Giovana Ferreira Gonçalves e Felipe Flores Kupske lidam com o fenômeno da Opacidade fonológica e buscam demonstrar que a teoria da otimidade não é capaz de formalizar todos os casos de opacidade existentes nas línguas do mundo, e por isso advogam que a opacidade deve ser tratada como uma questão da representação linguística adotada por certos modelos de formalização, defendendo, então, como possibilidade, um modelo multirrepresentacional de representação linguística, a Teoria de Exemplares.
No terreno das línguas indígenas, e aventurando-se pela fonética experimental, com objetivos diferentes, que vão do léxico ao discurso, apresentamos dois artigos. Miguel Oliveira, Jr. procura investigar se – tal como acontece em diversas línguas amplamente documentadas e analisadas – a prosódia participa na sinalização da estrutura do discurso em Kisêdjê, uma língua nativa brasileira pertencente ao grupo Jê. Diogo Félix Cabral e Januacele Francisca da Costa analisam em Yaathe, outra língua Macro-Jê, o padrão prosódico de palavras que têm a mesma representação segmental, mas que são diferentes em termos de signifcados, buscando confrmar para o Yaathe o status de língua tonal, conforme já afrmado por outros estudiosos da língua.
Finalmente, dois artigos fecham o número. Tatiana V. B. Farias e Valeria Muniz levantam uma questão talvez ainda impensada ao tentarem dissociar a pontuação da oralidade, ou seja, das pausas necessárias à produção dos enunciados, e tentarem demonstrar o seu papel na coesão e na coerência dos textos, estabelecendo, desse modo, um vínculo com a sintaxe. No único artigo que trata de gramática especifcamente falando-se, em uma perspectiva histórica, Marco Antonio Martins apresenta uma descrição dos padrões empíricos de ordenação dos pronomes clíticos atestados em textos escritos por portugueses e por brasileiros nascidos ao longo dos séculos 13 e 20. O objetivo é evidenciar de que modo a sintaxe da ordem dos clíticos tem sido interpretada por diversos autores como refexo de mudanças sintáticas que estão na origem de diferentes gramáticas do português.
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O papel da crítica literária hoje
n. 45 (2010)Este número da revista Leitura do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas, continua com o propósito de constituir-se em mais um espaço de encontro para o debate na área da crítica literária.
Para o número 45, organizado pelo professor Roberto Sarmento Lima, foi enfatizada a necessidade de realizar uma discussão sobre as diferentes tendências da crítica literária na atualidade. A perspectiva crítica e a multiplicidade de pontos de vista encontradas neste número demonstram a possibilidade de a diversidade formar um todo.
Sempre preocupados com a relação entre o local e o universal, mais uma vez damos ênfase à produção dos professores do Programa, para situarmos nosso lugar no debate, procurando contemplar olhares de outros lugares.
Com este número de Leitura iniciamos a possibilidade efetiva de periodização adequada ao ano da publicação. Esperamos, portanto, a concretização do que está inscrito em seu nome, proporcionando novas leituras e novos debates.
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Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. 20 anos
n. 43-44 (2009)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Ensino de língua portuguesa
n. 42 (2008)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Os (não) lugares da representação de gênero
n. 41 (2008)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Ideologia e práticas discursivas
n. 40 (2007)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Linguística aplicada e ensino de língua inglesa
n. 39 (2007)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Literatura e urbanidade: imagens da cidade
n. 37-38 (2006)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Inglês: ensino e literaturas
n. 36 (2005)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
A lírica em verso e prosa
n. 34 (2004)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Estudos em sintaxe comparativa
n. 33 (2004)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Linguística e literatura: olhares multidimensionais
n. 31 (2003)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Discurso: história, sujeito e ideologia
n. 30 (2002)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Literatura e psicanálise
n. 27 (2001)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Teoria e análise linguística
n. 25 (2000)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Literatura e sociedade
n. 24 (1999)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Literatura, cultura e sociedade
n. 22 (1998)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura. -
Sala de aula de língua
n. 21 (1998)Agradecemos à Fapeal o apoio na recuperação do acervo da Leitura.