Anúncios

  • Chamada para número temático da Revista Leitura

    25-03-2025

    O número temático “Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas” foca na produção textual colaborativa e nas atividades metalinguísticas verbalizadas por alunos e professores do Ensino
    Fundamental.
    https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/announcement/view/292

    Data limite para envio de artigos é 26/05/2025.

    A compreensão dos processos de escritura em contexto de sala de aula é fundamental para o ensino e a aprendizagem da língua escrita, destacando-se a importância do diálogo entre os atores envolvidos. Este tema explora como alunos e professores interagem durante situações de produção textual colaborativa, iluminando aspectos verbais relacionados ao manuscrito escolar em construção.

    Os artigos podem abordar os três eixos indicados abaixo ou ainda algum outro tema relacionado essa proposta.


    Eixo 1: Perspectiva histórica dos estudos sobre escrita colaborativa na sala de aula: atividade metalinguística em foco. Este eixo examina a evolução histórica das pesquisas sobre escrita colaborativa no ambiente escolar, com ênfase na atividade metalinguística. Analisa-se como, ao longo do tempo, os estudos têm abordado a verbalização dos diferentes objetos textuais e as múltiplas camadas dos processos de escritura pelos alunos.

    Eixo 2: Atividade metalinguística de alunos em processos de escrita colaborativa: abordagens recentes. Neste eixo, exploram-se as abordagens contemporâneas sobre a atividade metalinguística dos estudantes durante a produção textual colaborativa. Investiga-se como os alunos expressam comentários sobre a própria escrita, oferecendo insights valiosos sobre seu conhecimento linguístico, consciência metalinguística e estratégias para solucionar problemas textuais. Essas atividades são cruciais para compreender o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e autorregulação na escrita.

    Eixo 3: Papel do professor na produção textual colaborativa: as interações e relações com atividade metalinguística. Este eixo foca no papel do professor durante o processo de escrita colaborativa, examinando como suas intervenções e orientações se relacionam com a atividade metalinguística dos alunos. Analisa-se como o acompanhamento docente influencia o compartilhamento de ideias e a revisão de aspectos linguísticos pelos estudantes durante a linearização do texto.

    A produção textual colaborativa oferece uma rica oportunidade para investigar como as falas dos escreventes e do professor interferem no manuscrito em construção. Este número temático visa não apenas ampliar o conhecimento acadêmico sobre produção colaborativa em contexto escolar, mas também
    fornecer interpretações que possam otimizar os processos de ensino e aprendizagem da escrita.
    Convidamos artigos que discutam pesquisas empíricas, diferentes abordagens metodológicas e análises teóricas que contribuam para uma compreensão mais ampla e profunda desses fenômenos no âmbito educacional, considerando os três eixos propostos ou outros aspectos alinhados com o tema desse número
    temático.

    Os artigos podem ser enviados em inglês, francês, espanhol ou português.

    Organizadores/as:


    Eduardo Calil - Universidade Federal de Alagoas
    Cristina Felipeto - Universidade Federal de Alagoas
    Luís Filipe Barbeiro - Instituto Politécnico de Leiria
    Veronique Paolacci - INSPE Jean-Jaùres – Toulouse II

    Revista Leitura
    (Qualis A3, quadriênio 2017-2020)

     

     

     

    Saiba mais sobre Chamada para número temático da Revista Leitura
  • Publique na Leitura!

    05-12-2023

    Carosa/as Autores/as,

    A Revista Leitura os convida a submeterem seus trabalhos em dois dossiês temáticos, cujas chamadas estão no ar.

    O primeiro dossiê, “Traduções e retraduções das obras brasileiras no espaço literário internacional”, será lançado no primeiro semestre de 2024, aceitando submissões até 15/02/2024.

    Já o dossiê “Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais” receberá artigos até 15/07, pois será publicado nos meses finais de 2024.

    Seus estudos não cabem nessas temáticas? Não há com o que se preocupar! Nossos números atemáticos recebem submissões em fluxo contínuo.

    Cordialmente,

    Editoria da Leitura

    Saiba mais sobre Publique na Leitura!
  • [Esclarecimento]

    13-09-2023

    Caros e caras,

    Em 12 de setembro, o sistema da Revista disparou um e-mail informando sobre a publicação de uma nova edição. No entanto, trata-se do número 77, publicado em Agosto! 
    Portanto, desconsiderem a informação.

    Teremos uma nova edição no início de outubro - e o número está ficando lindo!

    Desculpamo-nos pelo inconveniente que a notícia falsa possa ter causado e pedimos que continuem acompanhando nossa Leitura!

    Cordialmente,

    Editoria 

    Saiba mais sobre [Esclarecimento]
  • Publique na Leitura!

    27-07-2023

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos à avaliação duplo-cega pelos pares e, sendo aceitos são publicados de acordo com o fechamento de cada volume. 

    Envie os resultados de sua pesquisa, aquela resenha que fez e ainda não publicou, um ensaio engavetado! A Leitura ficará mais forte, certamente, ao disseminar seu texto!

    Editoria

    Saiba mais sobre Publique na Leitura!
  • Fluxo Contínuo

    20-05-2023

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos à avaliação duplo-cega pelos pares.

    Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada volume, sendo o próximo previsto para publicação em Agosto/2023.

     

    Saiba mais sobre Fluxo Contínuo
  • Chamada para submissão de artigos em fluxo contínuo

    23-09-2019

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos a avaliação dupla cega pelos pares.

    Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada volume.

    Qualis: B2 (Linguística e Literatura, Interdisciplinar). Quadriênio 2013-2016.

    Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos em fluxo contínuo