[Chamada para dossiê temático]
Número temático "Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas: Explorando Horizontes da Escrita no Ensino Fundamental"
Data limite para envio de artigos é 26/05/2025.
O número temático “Produção Textual Colaborativa e Atividades Metalinguísticas” foca na produção textual colaborativa e nas atividades metalinguísticas verbalizadas por alunos e professores do Ensino Fundamental.
Esses dois tópicos têm significativa relevância para a compreensão dos processos de escritura em contexto de sala de aula, considerando que o diálogo entre os atores da sala de aula é um elemento fundamental para o ensino e a aprendizagem da língua escrita. Ao explorar como os alunos e professores interagem e dialogam durante situações de produção textual colaborativa, este tema busca iluminar aspectos verbais relacionados ao manuscrito escolar em construção.
A produção textual colaborativa permite que os estudantes trabalhem em conjunto, sob o acompanhamento do professor, compartilhando ideias e, ao mesmo tempo, revisando diferentes aspectos linguísticos relativos ao que estão linearizando. Esse processo oferece uma rica oportunidade para investigar como as falas dos escreventes e do professor interferem no manuscrito em construção pelos alunos, revelando como eles verbalizam os diferentes objetos textuais identificados e as múltiplas camadas dos processos de escritura.
Paralelamente, as atividades metalinguísticas – expressas através de comentários sobre a própria escrita – oferecem insights valiosos sobre o conhecimento linguístico e a consciência metalinguística dos alunos e suas estratégias para solucionar os problemas textuais reconhecidos. Elas são fundamentais para entender o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e autorregularão na escrita, aspectos essenciais para a formação de alunos produtores de textos.
Esse número temático não apenas visa ampliar o conhecimento acadêmico sobre produção colaborativa em contexto escolar, mas também pretende fornecer interpretações que possam otimizar os processos de ensino e aprendizagem da escrita em contextos escolares. Convidamos artigos que discutam pesquisas empíricas, diferentes abordagens metodológicas e análises teóricas que contribuam para uma compreensão mais ampla e profunda desses fenômenos no âmbito educacional.
Organizadores/as:
Eduardo Calil - Universidade Federal de Alagoas
Cristina Felipeto - Universidade Federal de Alagoas
Luís Felipe Barbeiro - Instituto Politécnico de Leiria
Veronique Paolacci - INSPE Jean-Jaùres – Toulouse II