Sobre a Revista

A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. A revista possui dois números de ISSN: 2317-9945 (on-line) e 0103-6858 (físico), e recebeu, no quadriênio 2017-2020, o qualis A3. Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento. 

Anúncios

Edição Atual

n. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
					Visualizar n. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
Publicado: 2024-12-22

Apresentação

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

  • Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão

    Márcio Ferreira Silva, Herlanne Nayara do Nascimento Santana
    8-28
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.8-28
  • Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica

    Katiuscia Raika Brandt Bihringer, Cláudia Regina Pinto, Debora Cristofolini, Daniela Tomio
    29-44
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.29-44
  • Linguagem, sociedade e educação: pesquisas sobre línguas (materna e adicional) sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em grupo de pesquisa brasileiro

    Urbano Cavalcante Filho, Annallena de Souza Guedes , Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho
    45-61
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.45-61
  • Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial

    Larissa Montagner Cervo
    62-77
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.62-77
  • (Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade

    Cátia Veneziano Pitombeira, Sérgio Ifa, Christiane Batinga Agra
    78-93
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.78-93
  • O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos constitution, production and dissemination of knowledge

    Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia, João Carlos Paiva Xavier
    94-106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.94-106
  • Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)

    Lucas Araujo Chagas
    107-127
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.107-127
  • Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas

    Flávia Colen Meniconi, Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Andrey Ronald Monteiro da Silva
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.128-147
  • Conflito de sentidos de Língua Brasileira de Sinais no texto jurídico

    Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura
    148-163
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.148-163
  • Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística

    Marcella dos Santos Abreu
    164-181
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.164-181
  • No Gelasal: que Linguística Aplicada? Que noção de língua(gem)?

    Ismar Inácio dos Santos Filho, Gilvan Mendonça dos Santos, Lirane dos Santos Barbosa, Maria Letícia de Lima Martins
    182-198
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.182-198
  • Contexturas escritas do Gelasal: faces e rastros de uma concepção de língua(gem)

    Hugo Pedro Silva dos Santos , Nadine Batalha Dantas, Sonia da Rocha
    199-213
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.199-213
  • O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança: uma ponte entre pesquisas e comunidades

    Karine Cunha, Fernanda Ortale, Gabrielle Salvatto, Rosangela Fornasier
    214-227
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.214-227
  • Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora

    Silmara Moscatelli, Paula Tavares Pinto, Carolina Tavares de Carvalho, Luciano Franco da Silva
    228-246
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.228-246
  • Uso e variação do item lexical arabu: uma perspectiva dialetológica.

    Ana Miles Belém
    247-259
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.247-259
  • Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem

    Maridelma Martins, Mariangela Lunardelli
    260-275
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.260-275
  • A transgressão feminina em linguagem literária e cinematográfica nos filmes Frango com ameixas e Radioativo, de Marjane Satrapi

    Josilene Pinheiro-Mariz, Manuella Barreto Bitencourt
    276-290
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.276-290
  • Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq

    Lúcia de Fátima Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Lígia dos Santos Ferreira, Jordânia de Araújo Souza
    291-307
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.291-307
  • Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA

    Vanessa Ribas Fialho, André Firpo Beviláqua, Alan Ricardo Costa, Andréa Ad Reginatto
    308-324
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.308-324
  • Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento

    Larissa de Souza Arruda, Diego José Alves Alexandre, Rahissa Oliveira de Lima
    325-338
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.325-338
  • Atos ameaçadores da face e o estigma social caracterizado por culpas de caráter em casos de violência contra mulheres

    Vanessa Hagemeyer Burgo, Fernanda Camargo Aquino, Sheyla Cristina Araujo Matoso
    339-353
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.339-353
  • Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária

    Fabiele Stockmans De Nardi, ´Maria Esperanza Izuel, Mizael Inácio do Nascimento
    354-368
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.354-368
  • Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente.

    Del Carmen Daher, Lidiane Oliveira
    369-383
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.369-383
  • Devir algoritmo: usos do CHAT-GPT em aulas de argumentação

    Isadora Machado
    384-399
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.384-399
  • Revitalização e línguas silenciadas: voltar a que língua?

    Tania Conceição Clemente de Souza
    400-409
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.400-409
  • Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio

    Ana Lady da Silva, Débora Raquel Hettwer Massmann
    410-428
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.410-428
  • Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico

    Tamara Rosa, Kléber Aparecido da Silva
    429-445
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.429-445
  • Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE

    Joice Armani Galli, Raisa Ketzer Porto
    460-474
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.460-474
  • Sociolinguística Educacional e Estudos de Letramento: uma investigação glotopolítica das habilidades sociolinguísticas da BNCC

    Fernanda Soares da Silva Torres
    446-459
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.446-459
  • Des sciences de l’ingénieur aux sciences de l’éducation, pédagogies actives pour la didactique et la linguistique du Français Langue Etrangère

    Catherine Couturier
    475-492
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.475-492
  • A Linguística Aplicada em diálogo com o Gedeall: implicações para a subjetividade do/a pesquisador/a e para a pesquisa

    Rita de Cássia Souto Maior
    493-511
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.493-511

Resenha

  • Inventário do azul (2022): romance de João Anzanello Carrascoza

    Luciana Ferreira Leal
    512-516
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.512-516

Vária

  • O caráter interseccional do desalento e seus efeitos de sentido no discurso do empreendedorismo

    Josineide Soares da Silva, Sóstenes Ericson
    517-533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.517-533
  • "Socorro, forças armadas": clamor e exação nos atos golpistas pós-eleições 2022

    Liliane Souza dos Anjos
    534-548
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.534-548
  • O sentido da metáfora, da semântica na teoria materialista do discurso

    Bruno Crisorio
    549-563
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.549-563
  • Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso

    Lorena Araújo de Oliveira Borges, Gabriella Anchieta Silva Barros
    564-581
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.564-581
  • Análise da interação argumentativa em um debate entre influenciadores digitais no Tiktok

    Fernanda Maria de Jesus Santos, Eduardo Lopes Piris
    582-599
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.582-599
  • Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas

    Aldo Matheus Nascimento Silva, Daiana Mércia de Souza, Eliane Vitorino de Moura Oliveira
    600-615
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.600-615
  • Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional

    Jéssica Alberti Giaretta, Athany Gutierres
    616-631
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.616-631
  • Lendo mulheres do século XIX em Fortaleza: relato de experiência com um clube de leitura

    Laísa Marra, Dayne Kelly Rodrigues Soares de Almeida, Pamela Gomes, Francisca Alana de Oliveira Silva
    632-643
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.632-643
  • Habitar o comum: poesia, corpo e rito em Rollo de Resende

    Thiago H. Fernandes
    644-659
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.644-659
  • Machado, um ladrão de palavras ou A narrativa entre o próprio e o alheio

    Rony Márcio Cardoso Ferreira, Lara Dallagnol Debarbara da Silva Ferreira, Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira
    660-672
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.660-672
  • O tempo de uma espera sem fim. La douleur, de Marguerite Duras

    Isabela Bosi
    673-687
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.673-687
  • Da literatura de informação à literatura de reflexão: uma análise comparativade "O Búfalo", de Clarice Lispector, e "Legacy", de Danielle Steel

    Elton Luiz Aliandro Furlanetto, Simião Vitor Marques
    688-702
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.688-702
  • Um olhar pela ótica flâneur do narrador de “Mariposas do luxo”

    Marcela Ansaloni de Azevedo
    703-713
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.703-713
  • No encalço do insólito: Galera, Ghosh e a ficção literária no Antropoceno

    Victor Calcagno
    714-726
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.714-726
Ver Todas as Edições

Revista do Programa
de Pós-graduação
em Linguística e Literatura

Universidade Federal
de Alagoas