Trilhando percursos fronteiriços: práticas antirracistas nas aulas de língua portuguesa

Auteurs-es

  • Natália Luczkiewicz da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.85-104

Mots-clés :

Racismo. Decolonialidad. Literacidad crítica. Poetry Slam

Résumé

A escola enquanto instituição essencialmente política possui potencial tanto de ampliar a visibilidade de grupos marginalizados, quanto de promover o contrário, ao impor narrativas hegemônicas que são difundidas nos currículos. Nessa perspectiva, torna-se imperativo introduzir temáticas decoloniais no âmbito educacional. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de estudantes de língua portuguesa sobre a temática racismo, a partir de oficinas pedagógicas com o gênero Poetry Slam. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino localizada na cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, por meio de uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Os aportes teóricos utilizados foram: Letramento crítico (Monte Mór, 2019; Moreira Junior, 2022); Decolonialidade (Quijano, 1999; Walsh, 2013); e o ensino de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais (Marcuschi, 2008; Bakhtin, 2011; Souza, 2021). Nesse contexto, consideramos que as produções escritas do Poetry Slam trazem à tona a problematização do tema racismo, estabelecendo-se como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino de língua.

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Bibliographies de l'auteur-e

Natália Luczkiewicz da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística, na linha de pesquisa Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL)

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Publié-e

2025-03-30

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SILVA, Natália Luczkiewicz da; MENICONI, Flávia Colen. Trilhando percursos fronteiriços: práticas antirracistas nas aulas de língua portuguesa. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 85–104, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.85-104. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17815. Acesso em: 10 avr. 2025.