n. 81 (2024): Estudos Linguísticos e Literários

					Visualizar n. 81 (2024): Estudos Linguísticos e Literários
Publicado: 2024-07-29

Expediente

  • Expediente

    01-03
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.01-03

Apresentação

  • Apresentação

    04
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.04

Estudos Linguísticos

  • Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional

    Géssica Gonçalves Santos, Jeane Aparecida Martins dos Santos, Raniere Nunes da Silva, Cícero da Silva
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.05-21
  • Do que é feito o chão da sala: as múltiplas dimensões atravessadas no processo de ensino-aprendizagem

    Lucas Henrique de Omena, Isabel Muniz-Lima
    22-38
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.22-38
  • A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários

    Letícia Lemos Gritti, Rosangela Aparecida Marquezi, Janaína Zanin, Silvana Giongo
    39-58
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.39-58
  • Percepções de aprendizes sobre a utilização do WhatsApp para o desenvolvimento da produção oral em inglês como L2

    Fabio Marques Oliveira Neto, Janaina Weissheimer
    59-73
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.59-73
  • Las tecnologías digitales en clases de español antes, durante y después de las experiencias vividas en la enseñanza remota de emergencia

    Tatiana Lourenço de Carvalho
    74-86
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.74-86
  • A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos

    Rodolfo Meissner Rolando
    87-99
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.87-99
  • Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas

    Claudiane Silva Soares, Elizabeth Reis Teixeira, Nanci Araújo Bento
    100-113
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.100-113
  • Casar é uma vez só! Uma análise do parâmetro movimento em verbos inerentemente recíprocos da Língua Brasileira de Sinais

    Guilherme Lourenço, Lorena Mariano Borges de Figueiredo
    114-133
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.114-133
  • Referenciação: a repetição e a substituição lexical de personagem em contos etiológicos produzidos por recém-alfabetizados

    Karine Luana Amorim Braga, Eduardo Calil
    134-151
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.134-151
  • O orador Jesus e a construção do ethos durante a pregação do sermão do monte

    Max Silva da Rocha, Deywid Wagner de Melo, João Benvindo de Moura
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.152-166
  • A instrumentalização da educação pública: uma análise discursiva da propaganda novo ensino médio (2021)

    Stefane Katrini Koop, Maria Cleci Venturini
    167-181
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.167-181
  • Recursos semióticos e linguísticos para o processo de construção de sentido: uma análise de tirinhas em Inglês do Exame Nacional do Ensino Médio

    Luciana Moraes Silva Octaviano
    182-201
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.182-201

Estudos Literários

  • Do contexto ao intertexto: ecos da literatura francesa em Canaã

    Grace Alves da Paixão, Vitor Siqueira Macieira
    202-216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.202-216
  • A relação entre J. R. R. Tolkien e a natureza através de uma perspectiva ecocrítica

    Patrícia Bergamaschi Maciel Pilon
    217-227
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.217-227
  • O herdeiro de José e os pesadelos do ser em O evangelho segundo Jesus Cristo

    Jefferson de Morais Lima
    228-242
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.228-242
  • Memória e invenção em Os anões, de Veronica Stigger

    Maria Clara de Lima Barros, Susana Souto Silva
    243-254
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.243-254
  • A roda e o tempo espiralar em dois textos de Conceição Evaristo

    Bianca Becker Pertuzatti, Gustavo Henrique Rückert
    255-266
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.255-266