Linguagem, sociedade e educação: pesquisas sobre línguas (materna e adicional) sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em grupo de pesquisa brasileiro

Autores

  • Urbano Cavalcante Filho IFBA / UESC / USP
  • Annallena de Souza Guedes Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho Insitututo Federal Baiano - IFBAIANO

Resumo

O interesse pelas investigações em torno dos diversos fenômenos linguísticos, sejam eles em língua materna ou língua adicional, têm levado pesquisadores dos grupos de pesquisa no Brasil ao desenvolvimento de estudos, a partir de diferentes vertentes teórico-metodológicas, com vistas a colaborar com o campo linguístico no país. Nesse sentido, este trabalho busca reunir contribuições de investigações que, no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX (XXX/CNPq), nascem motivadas por inquietações para a compreensão de fenômenos linguísticos, objetivando discutir e provocar reflexões sobre a relação dos sujeitos sociais com as línguas  e, assim, colaborar para a disseminação da produção acadêmico-científica no contexto dos estudos de linguagem. Em um primeiro momento, trazemos as potencialidades da análise de discursos comparativa, pautando-nos nas línguas portuguesa e francesa. Em seguida, considerando o(s) conceito(s) de letramento(s) acadêmico(s), discutimos a importância da escrita acadêmica, mais particularmente, em língua inglesa. Por fim, a partir de uma abordagem antirracista, destacamos o ensino de língua espanhola no Brasil. Assim, esperamos que este trabalho possa fomentar o debate acerca do modo transdisciplinar de funcionamento da Linguística, bem como incitar que outros pesquisadores atuem na promoção de ações, inclusive pedagógicas, em suas respectivas áreas de atuação acadêmico-cientificas. 

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Biografia do Autor

Urbano Cavalcante Filho, IFBA / UESC / USP

Professor Titular do Instituto Federal da Bahia (IFBA Campus Ilhéus-BA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Fundador e líder do grupo de pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq). Pesquisador dos grupos de pesquisa Diálogo, Gedusp e Linguagens, Discurso e Ensino (USP/CNPq). Vice-coordenador do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL

Annallena de Souza Guedes , Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal da Bahia (IFBA Campus Ilhéus-BA). Pesquisadora dos grupos de pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq) e do GECEA- Grupo de Estudos em Corpora Especializados e de Aprendizes (UFMG/CNPq).

Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho , Insitututo Federal Baiano - IFBAIANO

Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal Baiano (IFBAIANO Campus Uruçuca-BA). Pesquisadora do grupo de pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq).

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

CAVALCANTE FILHO, Urbano; DE SOUZA GUEDES , Annallena; DOS SANTOS TEIXEIRA DE CARVALHO , Maria Elia. Linguagem, sociedade e educação: pesquisas sobre línguas (materna e adicional) sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em grupo de pesquisa brasileiro. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 45–61, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17912. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont