Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico
Palavras-chave:
Políticas Linguísticas., Educação profissional tecnológica, Internacionalização, Decolonização, Formação críticaResumo
Este trabalho tem por objetivo discutir políticas linguísticas (PL) relacionadas à Educação Profissional Tecnológica, as diretrizes curriculares que fundamentam o ensino médio e superior tecnológico, e apresentar uma proposta de PL e de internacionalização ao IFFar. Esta investigação corresponde a uma pesquisa em estágio supervisionado de pós-doutorado em Linguística da Universidade de Brasília. Compreende-se a PL como um campo de atividade política, decorrente de escolhas, decisões, planejamento e responsabilidades dos agentes dentro de um sistema democrático. A abordagem das PL aqui é realizada à luz de teorias decoloniais, destacando-se os pressupostos de Rajagopalan (2003, 2013) e Lagares (2018), visando uma concepção de educação linguística crítica no ensino de línguas. A proposta sugere uma relação entre conhecimento, cultura e poder, com necessidade de uma práxis pedagógica libertadora intercultural, ancorada nos pensamentos de Paulo Freire (1968, 1992, 1996), promovendo a descolonização do saber.
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