Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente.

Autores

  • Del Carmen Daher Universidade Federal Fluminense
  • Lidiane Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Resumo

O presente artigo reúne reflexões acerca de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa [nome GrPesq] (CNPq, 2010), integrado por professores-pesquisadores da área dos Estudos da Linguagem em intercessão com outros campos do saber. Pauta-se na Análise Cartográfica do Discurso (Deusdará; Rocha, 2021), uma perspectiva que põe em interlocução a Análise do Discurso (Maingueneau, 2008[1995]; Deusdará; Rocha, 2021), a Filosofia da Diferença (Foucault, 2019[1994]; Deleuze; Guattari, 2010[1991]) e a Ergologia (Schwartz, 1998, 2000); Nourodine, 2002). Pesquisas que consideram o papel ético-estético-político (Rolnik, 1993) de um fazer docente que em suas múltiplas composições investiga o próprio trabalho. Um fazer profissional que nos leva sempre a seguir pistas e traçar caminhos por itinerários cartográficos (Deleuze; Guattari, 1995[1980]):  trilhas de processos analíticos sempre singulares e em permanente criação. Um fazer constituído enquanto processo incorpóreo a partir de um corpo-coletivo que referimos como “professor-cartógrafo” gerador de potências de vida e resistência por uma educação pública democrática e plural.  Um trabalho de pesquisa que segue pistas entrelaçadas e mapeia itinerários cartográficos (Deleuze; Guattari, 1995[1980]):  trilhas de processos analíticos sempre singulares e em permanente criação.

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Biografia do Autor

Del Carmen Daher, Universidade Federal Fluminense

Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa Científicas (CNPq)

Lidiane Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Estudos de Linguagem pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Membro do corpo docente do curso de especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação do Cefet-RJ e participante do grupo de pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq)

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

DAHER, Del Carmen; DOS SANTOS OLIVEIRA, Lidiane. Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 369–383, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18080. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont