Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente.
Abstract
O presente artigo reúne reflexões acerca de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa [nome GrPesq] (CNPq, 2010), integrado por professores-pesquisadores da área dos Estudos da Linguagem em intercessão com outros campos do saber. Pauta-se na Análise Cartográfica do Discurso (Deusdará; Rocha, 2021), uma perspectiva que põe em interlocução a Análise do Discurso (Maingueneau, 2008[1995]; Deusdará; Rocha, 2021), a Filosofia da Diferença (Foucault, 2019[1994]; Deleuze; Guattari, 2010[1991]) e a Ergologia (Schwartz, 1998, 2000); Nourodine, 2002). Pesquisas que consideram o papel ético-estético-político (Rolnik, 1993) de um fazer docente que em suas múltiplas composições investiga o próprio trabalho. Um fazer profissional que nos leva sempre a seguir pistas e traçar caminhos por itinerários cartográficos (Deleuze; Guattari, 1995[1980]): trilhas de processos analíticos sempre singulares e em permanente criação. Um fazer constituído enquanto processo incorpóreo a partir de um corpo-coletivo que referimos como “professor-cartógrafo” gerador de potências de vida e resistência por uma educação pública democrática e plural. Um trabalho de pesquisa que segue pistas entrelaçadas e mapeia itinerários cartográficos (Deleuze; Guattari, 1995[1980]): trilhas de processos analíticos sempre singulares e em permanente criação.
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