Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)

Autores

  • Lucas Araujo Chagas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal reunir reflexões sobre língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização que o Grupo de Pesquisa Sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES) tem proposto nos últimos anos. Composto por pesquisadores de várias instituições brasileiras e diversos membros da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, o GPLIES buscou conceituar esses elementos basilares do debate sobre Internacionalização da Educação, em uma visão abrangente, e conectá-los à percepção das políticas educacionais brasileiras, dando a possibilidade de repensá-la por um paradigma crítico e complexo.  Ancoradas nos pressupostos da Linguística Aplicada, as reflexões construídas têm subsidiado estudos diversos sobre os processos e práticas implícitos nos movimentos de Internacionalização da Educação no contexto brasileiro, assim como sobre as dimensões idiomáticas, curriculares, políticas, interculturais, decoloniais e identitárias que são derivadas deles. É esperado que o artigo proposto possa subsidiar pesquisadores interessados na temática com elaborações teóricas que possibilitem novas formas de se ver e perceber a Internacionalização da Educação no trabalho e na atuação do profissional-docente de línguas, no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Araujo Chagas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Linguísticos. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

ABREU-E-LIMA, D et al. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S; ABREU-E-LIMA, D; MORARES FILHO, W. Do Inglês sem Fronteiras ao Idioma sem Fronteiras. Belo horizotne: Editora UFMG, 2016.

ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Idiomas sem Fronteiras: multilinguismo, política linguística e internacionalização. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021. 371p .

ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Sistemas de gestão e ações do Núcleo Gestor: a experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021. 407p.

ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021.

ALBUQUERQUE-COSTA, HELOISA B.; PARPETTE, C. (Org.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 1. ed. São Paulo: HUMANITAS, 2016. v. 1. 296p.

BATISTA, Janaina Siegler Marques. O processo de internacionalização das instituições de ensino superior: Um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, SP, 2009.

BELEEN, J. JONES, E. Redefining Internationalization at Home. in: The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policie. Springer, 2015. p. 59-72

BORDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.

BRASIL. Portaria N. 1466, de 18 de dezembro de 2012. Institui o Programa Inglês sem Fronteiras.

BRASIL. Portaria N. 973, de 14 de novembro de 2014. Institui o Programa Idiomas sem Fronteiras.

BRASIL. Portaria N. 30, de 26 de janeiro de 2016. Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras.

BRASIL, Ministério da Educação. Edital de Recredenciamento nº 29. Brasília, DF: Ministério da Educação, 13 abr, 2017.

CHAGAS, L. A. . Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 87–111

CHAGAS, Lucas Araujo. Entre experiências e indícios: o ensino de português para estrangeiros em contexto de imersão linguística. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

CHAGAS, Lucas Araujo. Perspectivas de internacionalização e cenários políticos de professores de idiomas no contexto de uma Universidade Federal brasileira. Tese de Doutorado. UFU: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, 2021.

DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: DE WIT, Hans (Ed.). An Introduction to Higher Education Internationalisation. Milão: Vita&Pensiero, 2013.

GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. Defesa da Glotopolítica. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (Orgs). Glotopolítica e práticas de linguagem. Niterói: Eduff, 2021.

HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, DC: NAFSA: Association of International Educators, v. 44, 2011.

HÖFLING. C. A formação de professores de língua inglesa como meio de instrução (EMI/IMI) como política linguística de instituições de Ensino Superior. In: CHAGAS, L. A. & COELHO, J.P.P. (orgs.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

KNIGHT, J.. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

LIBANEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016.

LYNN, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica, Calif.: Goodyear. 1980.

TRALDI, F. N. J; MEDEIROS, H.; MARTINS, P. I. Desafios da coleta de dados e suas implicações na elaboração de conteúdos para a formação em FOU na Universidade de São Paulo. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

SANTOS, Elaine Maria; GOMES, Rodrigo Belfort. Da política ao planejamento linguístico: por uma construção coletiva em prol da internacionalização. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

SILVA, N. S. M.; SOUZA, S. S. Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de inglês em contexto de internacionalização: experiências do ISF-UFS. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

SPINASSÉ, K. P.. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Contingentia, 1(1), 2008.

VASCONCELOS, Silvia Inês Coneglian Carrilho de. Imagens de ensinar e de ser professor de português como língua estrangeira. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 113–128, 30 Ago. 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

ARAUJO CHAGAS, Lucas. Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 107–127, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18021. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont