Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)
Resumen
O presente artigo tem como objetivo principal reunir reflexões sobre língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização que o Grupo de Pesquisa Sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES) tem proposto nos últimos anos. Composto por pesquisadores de várias instituições brasileiras e diversos membros da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, o GPLIES buscou conceituar esses elementos basilares do debate sobre Internacionalização da Educação, em uma visão abrangente, e conectá-los à percepção das políticas educacionais brasileiras, dando a possibilidade de repensá-la por um paradigma crítico e complexo. Ancoradas nos pressupostos da Linguística Aplicada, as reflexões construídas têm subsidiado estudos diversos sobre os processos e práticas implícitos nos movimentos de Internacionalização da Educação no contexto brasileiro, assim como sobre as dimensões idiomáticas, curriculares, políticas, interculturais, decoloniais e identitárias que são derivadas deles. É esperado que o artigo proposto possa subsidiar pesquisadores interessados na temática com elaborações teóricas que possibilitem novas formas de se ver e perceber a Internacionalização da Educação no trabalho e na atuação do profissional-docente de línguas, no contexto brasileiro.
Descargas
Citas
ABREU-E-LIMA, D et al. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, S; ABREU-E-LIMA, D; MORARES FILHO, W. Do Inglês sem Fronteiras ao Idioma sem Fronteiras. Belo horizotne: Editora UFMG, 2016.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Idiomas sem Fronteiras: multilinguismo, política linguística e internacionalização. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021. 371p .
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Sistemas de gestão e ações do Núcleo Gestor: a experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021. 407p.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. (Org.). Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
ALBUQUERQUE-COSTA, HELOISA B.; PARPETTE, C. (Org.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 1. ed. São Paulo: HUMANITAS, 2016. v. 1. 296p.
BATISTA, Janaina Siegler Marques. O processo de internacionalização das instituições de ensino superior: Um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, SP, 2009.
BELEEN, J. JONES, E. Redefining Internationalization at Home. in: The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policie. Springer, 2015. p. 59-72
BORDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
BRASIL. Portaria N. 1466, de 18 de dezembro de 2012. Institui o Programa Inglês sem Fronteiras.
BRASIL. Portaria N. 973, de 14 de novembro de 2014. Institui o Programa Idiomas sem Fronteiras.
BRASIL. Portaria N. 30, de 26 de janeiro de 2016. Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras.
BRASIL, Ministério da Educação. Edital de Recredenciamento nº 29. Brasília, DF: Ministério da Educação, 13 abr, 2017.
CHAGAS, L. A. . Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 87–111
CHAGAS, Lucas Araujo. Entre experiências e indícios: o ensino de português para estrangeiros em contexto de imersão linguística. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
CHAGAS, Lucas Araujo. Perspectivas de internacionalização e cenários políticos de professores de idiomas no contexto de uma Universidade Federal brasileira. Tese de Doutorado. UFU: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, 2021.
DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: DE WIT, Hans (Ed.). An Introduction to Higher Education Internationalisation. Milão: Vita&Pensiero, 2013.
GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. Defesa da Glotopolítica. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (Orgs). Glotopolítica e práticas de linguagem. Niterói: Eduff, 2021.
HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, DC: NAFSA: Association of International Educators, v. 44, 2011.
HÖFLING. C. A formação de professores de língua inglesa como meio de instrução (EMI/IMI) como política linguística de instituições de Ensino Superior. In: CHAGAS, L. A. & COELHO, J.P.P. (orgs.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.
KNIGHT, J.. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
LIBANEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016.
LYNN, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica, Calif.: Goodyear. 1980.
TRALDI, F. N. J; MEDEIROS, H.; MARTINS, P. I. Desafios da coleta de dados e suas implicações na elaboração de conteúdos para a formação em FOU na Universidade de São Paulo. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.
SANTOS, Elaine Maria; GOMES, Rodrigo Belfort. Da política ao planejamento linguístico: por uma construção coletiva em prol da internacionalização. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.
SILVA, N. S. M.; SOUZA, S. S. Desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de inglês em contexto de internacionalização: experiências do ISF-UFS. In: CHAGAS, Lucas Araujo; COELHO, João Paulo Pereira (Orgs.) Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. 1. ed. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.
SPINASSÉ, K. P.. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Contingentia, 1(1), 2008.
VASCONCELOS, Silvia Inês Coneglian Carrilho de. Imagens de ensinar e de ser professor de português como língua estrangeira. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 113–128, 30 Ago. 2017.