Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)

Autori

  • Lucas Araujo Chagas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Abstract

O presente artigo tem como objetivo principal reunir reflexões sobre língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização que o Grupo de Pesquisa Sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES) tem proposto nos últimos anos. Composto por pesquisadores de várias instituições brasileiras e diversos membros da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, o GPLIES buscou conceituar esses elementos basilares do debate sobre Internacionalização da Educação, em uma visão abrangente, e conectá-los à percepção das políticas educacionais brasileiras, dando a possibilidade de repensá-la por um paradigma crítico e complexo.  Ancoradas nos pressupostos da Linguística Aplicada, as reflexões construídas têm subsidiado estudos diversos sobre os processos e práticas implícitos nos movimentos de Internacionalização da Educação no contexto brasileiro, assim como sobre as dimensões idiomáticas, curriculares, políticas, interculturais, decoloniais e identitárias que são derivadas deles. É esperado que o artigo proposto possa subsidiar pesquisadores interessados na temática com elaborações teóricas que possibilitem novas formas de se ver e perceber a Internacionalização da Educação no trabalho e na atuação do profissional-docente de línguas, no contexto brasileiro.

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Biografia autore

Lucas Araujo Chagas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Linguísticos. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Pubblicato

2024-12-14

Come citare

ARAUJO CHAGAS, Lucas. Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 107–127, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18021. Acesso em: 19 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont