O discurso do movimento Todos pela educação: educação “real” precária e educação ideal neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.66-84Resumo
Amparados na Análise do Discurso forjada por Pêcheux, nosso objetivo é investigar a imagem da educação (re)produzida no discurso do Todos pela Educação, organização não governamental que se propõe a “mudar para valer a qualidade da Educação Básica no Brasil”. A análise de sequências discursivas extraídas do site da organização indica que a imagem da educação se desdobra em uma imagem da educação “real” (precária, a ser melhorada) e uma imagem da educação ideal (bem gerida, controlada, promotora da lógica concorrencial, isto é, neoliberal). As ações do movimento se estruturam a partir da imagem da educação real (em crise) rumo ao ideal da educação de “qualidade” (neoliberal). Falar do lugar (impossível) de todos, como sugere o nome da organização, elide a posição de onde o movimento enuncia, posição ligada ao empresariado na relação antagonista com o trabalhador brasileiro.
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