O discurso do movimento Todos pela educação: educação “real” precária e educação ideal neoliberal

Autores

  • Edmundo Gasparini Universidade Federal de São João del-Rei
  • Willian da Cunha Pacheco Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.66-84

Resumo

Amparados na Análise do Discurso forjada por Pêcheux, nosso objetivo é investigar a imagem da educação (re)produzida no discurso do Todos pela Educação, organização não governamental que se propõe a “mudar para valer a qualidade da Educação Básica no Brasil”. A análise de sequências discursivas extraídas do site da organização indica que a imagem da educação se desdobra em uma imagem da educação “real” (precária, a ser melhorada) e uma imagem da educação ideal (bem gerida, controlada, promotora da lógica concorrencial, isto é, neoliberal). As ações do movimento se estruturam a partir da imagem da educação real (em crise) rumo ao ideal da educação de “qualidade” (neoliberal). Falar do lugar (impossível) de todos, como sugere o nome da organização, elide a posição de onde o movimento enuncia, posição ligada ao empresariado na relação antagonista com o trabalhador brasileiro.

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Biografia do Autor

Edmundo Gasparini, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pelo IEL/UNICAMP. Doutor em Linguística pelo IEL/UNICAMP. Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenador do Grupo de Pesquisa NED - Neoliberalismo em Discurso. 

Willian da Cunha Pacheco, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

GASPARINI, Edmundo; PACHECO, Willian da Cunha. O discurso do movimento Todos pela educação: educação “real” precária e educação ideal neoliberal. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 66–84, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.66-84. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17755. Acesso em: 13 abr. 2025.