Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico

Autori

  • Tamara Rosa IFFar
  • Kléber Aparecido da Silva UnB

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.429-445

Parole chiave:

Políticas Linguísticas., Educação profissional tecnológica, Internacionalização, Decolonização, Formação crítica

Abstract

Este trabalho tem por objetivo discutir as políticas linguísticas (PL) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, analisando as diretrizes curriculares que fundamentam o ensino médio e superior tecnológico, e propor uma política linguística e um plano de internacionalização para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa, desenvolvida no âmbito de um estágio supervisionado de pós-doutorado em Linguística na Universidade de Brasília, está embasada no estudo de Rosa, Ziegler e Arnt (2024), que examina os caminhos e desafios da internacionalização da educação no IFFar, considerando suas (re)construções e (des)caminhos. A investigação compreende as políticas linguísticas como um campo de ação política, pautado por escolhas, decisões, planejamento e responsabilidades dos agentes institucionais em um sistema democrático. A abordagem teórica adota um viés decolonial, ancorado nos pressupostos de Rajagopalan (2003, 2013) e Lagares (2018), visando à promoção de uma educação linguística crítica no ensino de línguas. A proposta destaca a inter-relação entre conhecimento, cultura e poder, evidenciando a necessidade de uma práxis pedagógica libertadora e intercultural, fundamentada no pensamento de Paulo Freire (1970, 1992, 1996). Dessa forma, busca-se contribuir para a descolonização do saber, promovendo uma internacionalização crítica que valorize a diversidade linguística e cultural dos sujeitos envolvidos no processo educacional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Tamara Rosa, IFFar

Docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Pesquisadora e integrante do Comitê Gestor do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL)

Kléber Aparecido da Silva, UnB

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística pela Universidade Federal de Sana Catarina; em Linguística Aplicada pela Pennsylvania State University, USA; em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo (USP); em Didáticas das Línguas pela Universidade De Genebra, Suíça; e em Educação Multilíngue e Letramento pela Universidade de Witwatersand, África do Sul. Professor associado 3 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e Relações Internacionais e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Coordena o Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL), entre outras atividades.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination: Four Essays. University of Texas Press, 1981.

ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: An Overview. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, v. 12, n. 1, Art. 10, 2011.

ESCOLAR, Arturo. Resistência Cultural e Educação Crítica na América Latina. Bogotá: Editorial ABC, 2021.

FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. Ideologias Linguísticas e Políticas de Internacionalização: Desafios e Oportunidades no Brasil. Londrina: EDUEL, 2019.

FINARDI, K. R. English in Brazil: Views, Policies and Programs. EDUEL, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

HAMEL, R. E. Plurilinguismo e Educação Decolonial: Desafios para a Educação Superior. México: Editorial XYZ, 2020.

HAMEL, R. E. L’anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles plurilingues dans la recherche, la communication scientifique et l’enseignement supérieur. Synergies Europe, n. 8, 2013.

KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na Era da Globalização. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

LAGARES, X. Ideologias Linguísticas: Teoria e Análise. Edições Humus, 2018.

MIGNOLO, W. D. Desobediência Epistêmica: A Opção Decolonial e o Significado da Pluriversalidade. Durham: Duke University Press, 2011.

MIGNOLO, W. D. Epistemologias do Sul e Educação Decolonial: Desafios e Perspectivas. Durham: Duke University Press, 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e a América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

RAJAGOPALAN, K. Linguística Crítica: Uma Abordagem às Ideologias Linguísticas no Contexto Global. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

RAJAGOPALAN, K. Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos: Uma Visão Crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, n. 1, p. 13-38, 2013.

RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica: Linguagem, Identidade e a Questão Ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento Local e Educação Decolonial: A Educação no Contexto do Sul Global. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Decolonialidade e Educação Crítica: Novos Caminhos para a Justiça Social. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do Sul: Perspectivas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

Pubblicato

2024-12-14

Come citare

ROSA, Tamara; SILVA, Kléber Aparecido da. Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 83, p. 429–445, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202483.429-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18324. Acesso em: 23 feb. 2025.

Fascicolo

Sezione

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.