Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Revista Leitura
Numéro courant
Archives
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
No. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
No. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
Publié-e:
2024-12-16
Expediente
Expediente
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
6-7
PDF (Português (Brasil))
Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont
Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão
Márcio Ferreira Silva, Herlanne Nayara do Nascimento Santana
8-28
PDF (Português (Brasil))
Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica
Katiuscia Raika Brandt Bihringer, Cláudia Regina Pinto, Debora Cristofolini, Daniela Tomio
29-44
PDF (Português (Brasil))
Linguagem, sociedade e educação: pesquisas sobre línguas (materna e adicional) sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em grupo de pesquisa brasileiro
Urbano Cavalcante Filho, Annallena de Souza Guedes , Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho
45-61
PDF (Português (Brasil))
Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial
Larissa Montagner Cervo
62-77
PDF (Português (Brasil))
(Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade
Cátia Veneziano Pitombeira, Sérgio Ifa, Christiane Batinga Agra
78-93
PDF (Português (Brasil))
O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos
constitution, production and dissemination of knowledge
Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia, João Carlos Paiva Xavier
94-106
PDF (Português (Brasil))
Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)
Lucas Araujo Chagas
107-127
PDF (Português (Brasil))
Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas
Flávia Colen Meniconi, Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Andrey Ronald Monteiro da Silva
128-147
PDF (Português (Brasil))
Conflito de sentidos de Língua Brasileira de Sinais no texto jurídico
Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura
148-163
PDF (Português (Brasil))
Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística
Marcella dos Santos Abreu
164-181
PDF (Português (Brasil))
No Gelasal: que Linguística Aplicada? Que noção de língua(gem)?
Ismar Inácio dos Santos Filho, Gilvan Mendonça dos Santos, Lirane dos Santos Barbosa, Maria Letícia de Lima Martins
182-198
PDF (Português (Brasil))
Contexturas escritas do Gelasal: faces e rastros de uma concepção de língua(gem)
Hugo Pedro Silva dos Santos, Nadine Batalha Dantas, Sonia da Rocha
199-213
PDF (Português (Brasil))
O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança: uma ponte entre pesquisas e comunidades
Karine Marielly Rocha da Cunha, Fernanda Landucci Ortale, Gabrielle Cristina Baumann Salvatto, Rosangela Maria Laurindo Fornasier
214-227
PDF (Português (Brasil))
Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora
Silmara Moscatelli, Paula Tavares Pinto, Carolina Tavares de Carvalho, Luciano Franco da Silva
228-246
PDF (Português (Brasil))
Uso e variação do item lexical arabu: uma perspectiva dialetológica.
Ana Miles Belém
247-259
PDF (Português (Brasil))
Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem
Maridelma Martins, Mariangela Lunardelli
260-275
PDF (Português (Brasil))
A transgressão feminina em linguagem literária e cinematográfica nos filmes Frango com ameixas e Radioativo, de Marjane Satrapi
Josilene Pinheiro-Mariz, Manuella Barreto Bitencourt
276-290
PDF (Português (Brasil))
Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq
Lúcia de Fátima Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Lígia dos Santos Ferreira, Jordânia de Araújo Souza
291-307
PDF (Português (Brasil))
Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA
Vanessa Ribas Fialho, André Firpo Beviláqua, Alan Ricardo Costa, Andréa Ad Reginatto
308-324
PDF (Português (Brasil))
Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento
Larissa de Souza Arruda, Diego José Alves Alexandre, Rahissa Oliveira de Lima
325-338
PDF (Português (Brasil))
Atos ameaçadores da face e o estigma social caracterizado por culpas de caráter em casos de violência contra mulheres
Vanessa Hagemeyer Burgo, Fernanda Camargo Aquino, Sheyla Cristina Araujo Matoso
339-353
PDF (Português (Brasil))
Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária
Fabiele Stockmans De Nardi, ´Maria Esperanza Izuel, Mizael Inácio do Nascimento
354-368
PDF (Português (Brasil))
Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente.
Del Carmen Daher, Lidiane dos Santos Oliveira
369-383
PDF (Português (Brasil))
Devir algoritmo: usos do CHAT-GPT em aulas de argumentação
Isadora Machado
384-399
PDF (Português (Brasil))
Revitalização e línguas silenciadas: voltar a que língua?
Tania Conceição Clemente de Souza
400-409
PDF (Português (Brasil))
Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio
Ana Lady da Silva, Débora Raquel Hettwer Massmann
410-428
PDF (Português (Brasil))
Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico
Tamara Rosa, Kléber Aparecido da Silva
429-445
PDF (Português (Brasil))
Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE
Joice Armani Galli, Raisa Ketzer Porto
460-474
PDF (Português (Brasil))
Sociolinguística Educacional e Estudos de Letramento: uma investigação glotopolítica das habilidades sociolinguísticas da BNCC
Fernanda Soares da Silva Torres
446-459
PDF (Português (Brasil))
Des sciences de l’ingénieur aux sciences de l’éducation, pédagogies actives pour la didactique et la linguistique du Français Langue Etrangère
Catherine Couturier
475-492
PDF (Português (Brasil))
A Linguística Aplicada em diálogo com o Gedeall: implicações para a subjetividade do/a pesquisador/a e para a pesquisa
Rita de Cássia Souto Maior
493-511
PDF (Português (Brasil))
Resenha
Inventário do azul (2022): romance de João Anzanello Carrascoza
Luciana Ferreira Leal
512-516
PDF (Português (Brasil))
Vária
O caráter interseccional do desalento e seus efeitos de sentido no discurso do empreendedorismo
Josineide Soares da Silva, Sóstenes Ericson Vicente da Silva
517-533
PDF (Português (Brasil))
"Socorro, forças armadas": clamor e exação nos atos golpistas pós-eleições 2022
Liliane Souza dos Anjos
534-548
PDF (Português (Brasil))
El sentido de la metáfora, de la semántica a la teoría materialista del discurso
Bruno Crisorio
549-563
PDF (Português (Brasil))
Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso
Lorena Araújo de Oliveira Borges, Gabriella Anchieta Silva Barros
564-581
PDF (Português (Brasil))
Análise da interação argumentativa em um debate entre influenciadores digitais no Tiktok
Fernanda Maria de Jesus Santos, Eduardo Lopes Piris
582-599
PDF (Português (Brasil))
Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas
Aldo Matheus Nascimento Silva, Daiana Mércia de Souza, Eliane Vitorino de Moura Oliveira
600-615
PDF (Português (Brasil))
Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional
Jéssica Alberti Giaretta, Athany Gutierres
616-631
PDF (Português (Brasil))
Lendo mulheres do século XIX em Fortaleza: relato de experiência com um clube de leitura
Laísa Marra, Dayne Kelly Rodrigues Soares de Almeida, Pamela Maria de Lima Gomes, Francisca Alana de Oliveira Silva
632-643
PDF (Português (Brasil))
Habitar o comum: poesia, corpo e rito em Rollo de Resende
Thiago H. Fernandes
644-659
PDF (Português (Brasil))
Machado, um ladrão de palavras ou A narrativa entre o próprio e o alheio
Rony Márcio Cardoso Ferreira, Lara Dallagnol Debarbara da Silva Ferreira, Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira
660-672
PDF (Português (Brasil))
O tempo de uma espera sem fim. La douleur, de Marguerite Duras
Isabela Bosi
673-687
PDF (Português (Brasil))
Da literatura de informação à literatura de reflexão: uma análise comparativade "O Búfalo", de Clarice Lispector, e "Legacy", de Danielle Steel
Elton Luiz Aliandro Furlanetto, Simião Vitor Marques
688-702
PDF (Português (Brasil))
Um olhar pela ótica flâneur do narrador de “Mariposas do luxo”
Marcela Ansaloni de Azevedo
703-713
PDF (Português (Brasil))
No encalço do insólito: Galera, Ghosh e a ficção literária no Antropoceno
Victor Calcagno
714-726
PDF (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Mots-clés
Indexadores
Indexada em: