Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Revista Leitura
Ultimo fascicolo
Archivi
Avvisi
Info
Sulla rivista
Proposte
Comitato Scientifico ed Editoriale
Dichiarazione sulla privacy
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
N. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
N. 83 (2024): Dossiê Temático "Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais"
Pubblicato:
2024-12-16
Expediente
Expediente
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
6-7
PDF (Português (Brasil))
Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont
Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão
Márcio Ferreira Silva, Herlanne Nayara do Nascimento Santana
8-28
PDF (Português (Brasil))
Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica
Katiuscia Raika Brandt Bihringer, Cláudia Regina Pinto, Debora Cristofolini, Daniela Tomio
29-44
PDF (Português (Brasil))
Linguagem, sociedade e educação: pesquisas sobre línguas (materna e adicional) sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas em grupo de pesquisa brasileiro
Urbano Cavalcante Filho, Annallena de Souza Guedes , Maria Elia dos Santos Teixeira de Carvalho
45-61
PDF (Português (Brasil))
Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial
Larissa Montagner Cervo
62-77
PDF (Português (Brasil))
(Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade
Cátia Veneziano Pitombeira, Sérgio Ifa, Christiane Batinga Agra
78-93
PDF (Português (Brasil))
O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos
constitution, production and dissemination of knowledge
Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia, João Carlos Paiva Xavier
94-106
PDF (Português (Brasil))
Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES)
Lucas Araujo Chagas
107-127
PDF (Português (Brasil))
Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas
Flávia Colen Meniconi, Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Andrey Ronald Monteiro da Silva
128-147
PDF (Português (Brasil))
Conflito de sentidos de Língua Brasileira de Sinais no texto jurídico
Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura
148-163
PDF (Português (Brasil))
Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística
Marcella dos Santos Abreu
164-181
PDF (Português (Brasil))
No Gelasal: que Linguística Aplicada? Que noção de língua(gem)?
Ismar Inácio dos Santos Filho, Gilvan Mendonça dos Santos, Lirane dos Santos Barbosa, Maria Letícia de Lima Martins
182-198
PDF (Português (Brasil))
Contexturas escritas do Gelasal: faces e rastros de uma concepção de língua(gem)
Hugo Pedro Silva dos Santos, Nadine Batalha Dantas, Sonia da Rocha
199-213
PDF (Português (Brasil))
O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança: uma ponte entre pesquisas e comunidades
Karine Marielly Rocha da Cunha, Fernanda Landucci Ortale, Gabrielle Cristina Baumann Salvatto, Rosangela Maria Laurindo Fornasier
214-227
PDF (Português (Brasil))
Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora
Silmara Moscatelli, Paula Tavares Pinto, Carolina Tavares de Carvalho, Luciano Franco da Silva
228-246
PDF (Português (Brasil))
Uso e variação do item lexical arabu: uma perspectiva dialetológica.
Ana Miles Belém
247-259
PDF (Português (Brasil))
Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem
Maridelma Martins, Mariangela Lunardelli
260-275
PDF (Português (Brasil))
A transgressão feminina em linguagem literária e cinematográfica nos filmes Frango com ameixas e Radioativo, de Marjane Satrapi
Josilene Pinheiro-Mariz, Manuella Barreto Bitencourt
276-290
PDF (Português (Brasil))
Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq
Lúcia de Fátima Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Lígia dos Santos Ferreira, Jordânia de Araújo Souza
291-307
PDF (Português (Brasil))
Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA
Vanessa Ribas Fialho, André Firpo Beviláqua, Alan Ricardo Costa, Andréa Ad Reginatto
308-324
PDF (Português (Brasil))
Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento
Larissa de Souza Arruda, Diego José Alves Alexandre, Rahissa Oliveira de Lima
325-338
PDF (Português (Brasil))
Atos ameaçadores da face e o estigma social caracterizado por culpas de caráter em casos de violência contra mulheres
Vanessa Hagemeyer Burgo, Fernanda Camargo Aquino, Sheyla Cristina Araujo Matoso
339-353
PDF (Português (Brasil))
Arquivos de leitura na aula de língua espanhola: um olhar sobre as discussões em torno da linguagem não-binária
Fabiele Stockmans De Nardi, ´Maria Esperanza Izuel, Mizael Inácio do Nascimento
354-368
PDF (Português (Brasil))
Profesor cartógrafos y sus investigaciones-intervención: prácticas lingüísticas, trabajo y formación docente.
Del Carmen Daher, Lidiane dos Santos Oliveira
369-383
PDF (Português (Brasil))
Devir algoritmo: usos do CHAT-GPT em aulas de argumentação
Isadora Machado
384-399
PDF (Português (Brasil))
Revitalização e línguas silenciadas: voltar a que língua?
Tania Conceição Clemente de Souza
400-409
PDF (Português (Brasil))
Silenciamento dos corpos negros e indígenas no livro didático de linguagens e códigos para o ensino médio
Ana Lady da Silva, Débora Raquel Hettwer Massmann
410-428
PDF (Português (Brasil))
Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal Farroupilha: um olhar autoetnográfico
Tamara Rosa, Kléber Aparecido da Silva
429-445
PDF (Português (Brasil))
Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE
Joice Armani Galli, Raisa Ketzer Porto
460-474
PDF (Português (Brasil))
Sociolinguística Educacional e Estudos de Letramento: uma investigação glotopolítica das habilidades sociolinguísticas da BNCC
Fernanda Soares da Silva Torres
446-459
PDF (Português (Brasil))
Des sciences de l’ingénieur aux sciences de l’éducation, pédagogies actives pour la didactique et la linguistique du Français Langue Etrangère
Catherine Couturier
475-492
PDF (Português (Brasil))
A Linguística Aplicada em diálogo com o Gedeall: implicações para a subjetividade do/a pesquisador/a e para a pesquisa
Rita de Cássia Souto Maior
493-511
PDF (Português (Brasil))
Resenha
Inventário do azul (2022): romance de João Anzanello Carrascoza
Luciana Ferreira Leal
512-516
PDF (Português (Brasil))
Vária
O caráter interseccional do desalento e seus efeitos de sentido no discurso do empreendedorismo
Josineide Soares da Silva, Sóstenes Ericson Vicente da Silva
517-533
PDF (Português (Brasil))
"Socorro, forças armadas": clamor e exação nos atos golpistas pós-eleições 2022
Liliane Souza dos Anjos
534-548
PDF (Português (Brasil))
El sentido de la metáfora, de la semántica a la teoría materialista del discurso
Bruno Crisorio
549-563
PDF (Português (Brasil))
Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso
Lorena Araújo de Oliveira Borges, Gabriella Anchieta Silva Barros
564-581
PDF (Português (Brasil))
Análise da interação argumentativa em um debate entre influenciadores digitais no Tiktok
Fernanda Maria de Jesus Santos, Eduardo Lopes Piris
582-599
PDF (Português (Brasil))
Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas
Aldo Matheus Nascimento Silva, Daiana Mércia de Souza, Eliane Vitorino de Moura Oliveira
600-615
PDF (Português (Brasil))
Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional
Jéssica Alberti Giaretta, Athany Gutierres
616-631
PDF (Português (Brasil))
Lendo mulheres do século XIX em Fortaleza: relato de experiência com um clube de leitura
Laísa Marra, Dayne Kelly Rodrigues Soares de Almeida, Pamela Maria de Lima Gomes, Francisca Alana de Oliveira Silva
632-643
PDF (Português (Brasil))
Habitar o comum: poesia, corpo e rito em Rollo de Resende
Thiago H. Fernandes
644-659
PDF (Português (Brasil))
Machado, um ladrão de palavras ou A narrativa entre o próprio e o alheio
Rony Márcio Cardoso Ferreira, Lara Dallagnol Debarbara da Silva Ferreira, Maria Eduarda Toluz Medeiros Nogueira
660-672
PDF (Português (Brasil))
O tempo de uma espera sem fim. La douleur, de Marguerite Duras
Isabela Bosi
673-687
PDF (Português (Brasil))
Da literatura de informação à literatura de reflexão: uma análise comparativade "O Búfalo", de Clarice Lispector, e "Legacy", de Danielle Steel
Elton Luiz Aliandro Furlanetto, Simião Vitor Marques
688-702
PDF (Português (Brasil))
Um olhar pela ótica flâneur do narrador de “Mariposas do luxo”
Marcela Ansaloni de Azevedo
703-713
PDF (Português (Brasil))
No encalço do insólito: Galera, Ghosh e a ficção literária no Antropoceno
Victor Calcagno
714-726
PDF (Português (Brasil))
Fai una proposta
Fai una proposta
Lingua
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Keywords
Indexadores
Indexada em: