Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico

Autores

  • Hilma Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Welington Silva Santana de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.4-24

Palavras-chave:

Leitura e terapia, Biblioterapia, Metodologia experimental, Letramento biblioterapêutico, Literatura

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem experimental para o ensino de português e literatura, integrando conceitos de biblioterapia. Exploramos a capacidade terapêutica da literatura, discutimos as propostas e a importância do uso da biblioterapia em sala de aula, abordando também as questões contemporâneas enfrentadas pelos alunos e como elas podem ser abordadas por meio do letramento biblioterapêutico. Além disso, analisamos as potenciais aplicações práticas desse método para lidar com desafios emocionais e cognitivos enfrentados pelos alunos. Através da exploração de obras literárias, visamos promover não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também o crescimento pessoal e a resolução de conflitos internos. Ao integrar a biblioterapia ao currículo, buscamos ampliar as possibilidades de conexão entre os conteúdos acadêmicos e a vida cotidiana dos estudantes, fortalecendo assim sua relação com a leitura e a escrita.

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Biografia do Autor

Hilma Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora associada da Uerj. Coordenadora de iniciação científica (Faperj e CNPq) e coordenadora de projetos de extensão vinculados à Uerj.

Welington Silva Santana de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduando em Letras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Bolsista de Iniciação Científica. 

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

RIBEIRO, Hilma; OLIVEIRA, Welington. Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 4–24, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.4-24. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17699. Acesso em: 13 abr. 2025.

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