Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.4-24Palavras-chave:
Leitura e terapia, Biblioterapia, Metodologia experimental, Letramento biblioterapêutico, LiteraturaResumo
Este estudo propõe uma abordagem experimental para o ensino de português e literatura, integrando conceitos de biblioterapia. Exploramos a capacidade terapêutica da literatura, discutimos as propostas e a importância do uso da biblioterapia em sala de aula, abordando também as questões contemporâneas enfrentadas pelos alunos e como elas podem ser abordadas por meio do letramento biblioterapêutico. Além disso, analisamos as potenciais aplicações práticas desse método para lidar com desafios emocionais e cognitivos enfrentados pelos alunos. Através da exploração de obras literárias, visamos promover não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também o crescimento pessoal e a resolução de conflitos internos. Ao integrar a biblioterapia ao currículo, buscamos ampliar as possibilidades de conexão entre os conteúdos acadêmicos e a vida cotidiana dos estudantes, fortalecendo assim sua relação com a leitura e a escrita.
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