n. 67 (2020): Dossiê Especial "Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada"

					Visualizar n. 67 (2020): Dossiê Especial "Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada"

Organizadoras: 

Rita de Cássia Souto Maior (UFAL)

Denise Lino de Araújo (UFCG)

Luciane Sturm (UPF)

MariaTeresa Tedesco (UERJ)

Publicado: 15-12-2020

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.1-2
    1-2

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.3-7
    3-7

Resenha

  • A Linguística Aplicada nas práticas de ensino e de aprendizagem de línguas e literaturas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.445-450
    Juscelino Francisco do Nascimento, Lorena Araújo de Oliveira Borges
    445-450

Vária

  • Palavras do paraíso e verdade das singularidades: leitura-codificação e leitura-experimentação

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.209-219
    Dina Maria Martins Ferreira, João Batista Costa Gonçalves, Marcos Roberto dos Santos Amaral
    209-219
  • A influência de elementos ilustrativos na leitura de artigos científicos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.220-237
    Talita Santos Menezes
    220-237
  • Contribuições dos estudos lexicais: produção de videográficos bilíngues durante a pandemia da Covid-19 pela/na comunidade surda

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.238-254
    Edineide dos Santos Silva, Lívia Andrade da Conceição, Magda Souto Rosa do Monte, Maria da Conceição Alves de Almeida
    238-254
  • A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.255-268
    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Keila Montes Pereira
    255-268
  • A BNCC e os gêneros discursivos uma análise das habilidades de língua portuguesa para o ensino fundamental I

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-281
    Claudia Toldo, Gabriela Schmitt Prym Martins
    269-281
  • Dialogismo e ensino de língua inglesa na educação profissional: o processo de apropriação verbo-visual do discurso de outrem

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.282-295
    Andre Cordeiro Dos Santos
    282-295
  • As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311
    Vagno Vales Lacerda, Cleideni Alves do Nascimento Acco
    269-311
  • O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.312-324
    Flávia Colen Meniconi
    312-324
  • Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.325-339
    Aline Matos de Amorim
    325-339
  • Diálogos possíveis entre Linguística e Literatura: o papel da análise linguística para a construção dos efeitos de sentido em textos literários

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.340-353
    Nedja Lima de Lucena
    340-353
  • Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.354-374
    Emily Caroline da Silva, Simone Maria Dantas-Longhi
    354-374
  • Ação docente responsiva ativa e pesquisa de auto-observação na perspectiva da linguística aplicada

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.375-388
    Silvio Nunes da Silva Júnior
    375-388
  • A pausa em processo de escrita colaborativa registrado em tempo real no primeiro ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.389-403
    Cristina Felipeto, Roseane Navarro
    389-403
  • Reflexões sobre propostas de atividades de espanhol em ambientes virtuais de aprendizagem móvel

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.404-420
    Lyandra Bessa de Carvalho, Tatiana Lourenço de Carvalho
    404-420
  • Proposta de uso da plataforma Duolingo no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.421-432
    Priscila Ferreira de Alécio, Juliana Freitag Schweikart
    421-432
  • Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444
    Eliuse Silva
    433-444
  • Dimensões do letramento acadêmico e a intermediação sensível em um curso de Letras na modalidade a distância

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.08-23
    Rita de Cássia Souto Maior, Antonio Carlos Santos de Lima, Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja
    08-23
  • Práticas multiletradas no livro de língua inglesa internacional

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.24-38
    Luciane Sturm, Gabriela Brusamarello
    24-38
  • Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.39-54
    Diego da Silva Vargas
    39-54
  • O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.55-68
    Mayara Carvalho Peixoto, Denise Lino Lino de Araújo
    55-68
  • Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.69-82
    Fransuelly Raimundo Rêgo, Rita Maria Diniz Zozzoli
    69-82
  • A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.83-98
    Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Renata Uchoa Bezerra
    83-98
  • A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.99-114
    Evandro Rosa de Araújo, Francisco José Quaresma de Figueiredo, Neuda Alves do Lago
    99-114
  • Estudo dos mecanismos de coesão em editorial de jornais e a necessária reorientação de práticas de ensino na escola

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.115-129
    Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Bárbara Magalhães de Oliveira
    115-129
  • O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.130-144
    Rosivaldo Gomes, Maria do Carmo Barbosa Machado
    130-144
  • A (des)construção de identidade(s) do professor em formação: como suas crenças afetam suas práticas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.145-154
    Eliane Vitorino de Moura Oliveira
    145-154
  • “What's going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.155-170
    Juliana Marcelino Silva, Elizabeth Silva
    155-170
  • Articulação entre estudos sobre oralidade e formação docente em estágio de ensino de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.171-191
    Williany Miranda Silva, Edmilson Luia Rafael
    171-191
  • Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208
    Nildicéia Aparecida Rocha, Cintia do Nascimento Severino
    192-208