n. 67 (2020): Dossiê Especial "Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada"

					Visualizar n. 67 (2020): Dossiê Especial "Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada"

Organizadoras: 

Rita de Cássia Souto Maior (UFAL)

Denise Lino de Araújo (UFCG)

Luciane Sturm (UPF)

MariaTeresa Tedesco (UERJ)

Publicado: 2020-12-15

Expediente

  • Expediente

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.1-2

Apresentação

  • Apresentação

    3-7
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.3-7

Resenha

  • A Linguística Aplicada nas práticas de ensino e de aprendizagem de línguas e literaturas

    Juscelino Francisco do Nascimento, Lorena Araújo de Oliveira Borges
    445-450
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.445-450

Vária

  • Palavras do paraíso e verdade das singularidades: leitura-codificação e leitura-experimentação

    Dina Maria Martins Ferreira, João Batista Costa Gonçalves, Marcos Roberto dos Santos Amaral
    209-219
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.209-219
  • A influência de elementos ilustrativos na leitura de artigos científicos

    Talita Santos Menezes
    220-237
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.220-237
  • Contribuições dos estudos lexicais: produção de videográficos bilíngues durante a pandemia da Covid-19 pela/na comunidade surda

    Edineide dos Santos Silva, Lívia Andrade da Conceição, Magda Souto Rosa do Monte, Maria da Conceição Alves de Almeida
    238-254
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.238-254
  • A mediação da leitura no processo de formação de leitores: o que orientam os documentos oficiais?

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Keila Montes Pereira
    255-268
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.255-268
  • A BNCC e os gêneros discursivos uma análise das habilidades de língua portuguesa para o ensino fundamental I

    Claudia Toldo, Gabriela Schmitt Prym Martins
    269-281
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-281
  • Dialogismo e ensino de língua inglesa na educação profissional: o processo de apropriação verbo-visual do discurso de outrem

    Andre Cordeiro Dos Santos
    282-295
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.282-295
  • As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos

    Vagno Vales Lacerda, Cleideni Alves do Nascimento Acco
    269-311
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311
  • O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol

    Flávia Colen Meniconi
    312-324
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.312-324
  • Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário

    Aline Matos de Amorim
    325-339
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.325-339
  • Diálogos possíveis entre Linguística e Literatura: o papel da análise linguística para a construção dos efeitos de sentido em textos literários

    Nedja Lima de Lucena
    340-353
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.340-353
  • Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas

    Emily Caroline da Silva, Simone Maria Dantas-Longhi
    354-374
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.354-374
  • Ação docente responsiva ativa e pesquisa de auto-observação na perspectiva da linguística aplicada

    Silvio Nunes da Silva Júnior
    375-388
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.375-388
  • A pausa em processo de escrita colaborativa registrado em tempo real no primeiro ano do ensino fundamental

    Cristina Felipeto, Roseane Navarro
    389-403
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.389-403
  • Reflexões sobre propostas de atividades de espanhol em ambientes virtuais de aprendizagem móvel

    Lyandra Bessa de Carvalho, Tatiana Lourenço de Carvalho
    404-420
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.404-420
  • Proposta de uso da plataforma Duolingo no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças

    Priscila Ferreira de Alécio, Juliana Freitag Schweikart
    421-432
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.421-432
  • Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

    Eliuse Silva
    433-444
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444
  • Dimensões do letramento acadêmico e a intermediação sensível em um curso de Letras na modalidade a distância

    Rita de Cássia Souto Maior, Antonio Carlos Santos de Lima, Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja
    08-23
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.08-23
  • Práticas multiletradas no livro de língua inglesa internacional

    Luciane Sturm, Gabriela Brusamarello
    24-38
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.24-38
  • Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos

    Diego da Silva Vargas
    39-54
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.39-54
  • O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental

    Mayara Carvalho Peixoto, Denise Lino Lino de Araújo
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.55-68
  • Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos

    Fransuelly Raimundo Rêgo, Rita Maria Diniz Zozzoli
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.69-82
  • A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo

    Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Renata Uchoa Bezerra
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.83-98
  • A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção

    Evandro Rosa de Araújo, Francisco José Quaresma de Figueiredo, Neuda Alves do Lago
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.99-114
  • Estudo dos mecanismos de coesão em editorial de jornais e a necessária reorientação de práticas de ensino na escola

    Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Bárbara Magalhães de Oliveira
    115-129
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.115-129
  • O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio

    Rosivaldo Gomes, Maria do Carmo Barbosa Machado
    130-144
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.130-144
  • A (des)construção de identidade(s) do professor em formação: como suas crenças afetam suas práticas

    Eliane Vitorino de Moura Oliveira
    145-154
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.145-154
  • “What's going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção

    Juliana Marcelino Silva, Elizabeth Silva
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.155-170
  • Articulação entre estudos sobre oralidade e formação docente em estágio de ensino de língua portuguesa

    Williany Miranda Silva, Edmilson Luia Rafael
    171-191
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.171-191
  • Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas

    Nildicéia Aparecida Rocha, Cintia do Nascimento Severino
    192-208
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208