e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Fransuelly Raimundo Rêgo, UFAL
Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) desde o ano de 2013, sendo egressa do Programa de Educação Tutorial, PET Letras da UFAL. Tem interesse por pesquisas na área da Linguística Aplicada sobre o ensino e aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, dando ênfase a temas como o ensino da Literatura, Letramento literário e a Formação de professores.
Rita Maria Diniz Zozzoli, UFAL
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É líder, desde 1995, do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas", com sede na UFAL; pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. A partir desse período, dedica-se, ainda, à pesquisa sobre a articulação de gêneros discursivos e de suportes em torno de um mesmo tema, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) como voluntária.