Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.69-82Resumo
Este artigo buscar analisar como o emprego da leitura mediadora (VYGOTSKY, 2003, GERALDI, 2013) e vocalizada (OLIVEIRA, 2011), enquanto prática docente propiciadora da produção discursiva, pode contribuir para um trabalho de ensino e aprendizagem da Literatura que favoreça, na escola, a formação de alunos leitores e/ou produtores de textos. No campo teórico, a pesquisa que origina este texto embasa-se nas contribuições de Bakhtin (2003, 2010) e Zozzoli (2012, 2016) para refletir sobre a responsividade, visando à formação do sujeito-leitor e as práticas de letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009, ZAPONNE, 2007), e nos estudos do professor-reflexivo (PIMENTA, 2002, 2008; LIBÂNEO; PIMENTA, 1999). Essa investigação se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada e adota a abordagem da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e colaborativa, voltando-se para a construção de atividades da leitura mediadora, em colaboração com uma professora nas aulas de literatura de uma turma do 2º ano do ensino médio numa escola privada maceioense. As análises evidenciam que o emprego da prática da leitura mediadora e vocalizada contribui para a formação dos sujeitos leitores à medida que promove a articulação entre as práticas escolares de letramento literário e a responsividade dos alunos enquanto participantes do diálogo social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
RÊGO, Fransuelly Raimundo; ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 69–82, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.69-82. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11089. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)