Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário

Aline Matos de Amorim
Universidade federal do Ceará (UFC)
https://orcid.org/0000-0002-1678-3877

Palavras-chave: Letramento Ideológico Projetos interdisciplinares Leitura literária .

Resumo

Este trabalho tem o fito de refletir, a partir da proposta de realização de atividades de um projeto literário, como os professores podem substituir o modelo autônomo de letramento pelo modelo ideológico, bem como ponderar sobre quais impactos essas atividades poderiam causar nas aulas de Língua Portuguesa, como língua materna. Propomos, então um projeto interdisciplinar na área de Linguagens e suas Tecnologias, à luz dos estudos sobre o Letramento Ideológico (STREET, 1995), do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2017), da Interdisciplinaridade (KLEIMAN,1999) e das estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Ademais, discutimos como os estudos sobre letramento ideológico são pertinentes aos professores e como eles se coadunam com as premissas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que se refere às competências e habilidades a serem mobilizadas por estudantes Ensino Médio.

Biografia(s)

Aline Matos de Amorim, Universidade federal do Ceará (UFC)

Mestra em Letras / Linguística Aplicada, por meio do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Desenvolve trabalhos, principalmente, no âmbito do texto literário na sala de aula, da interdisciplinaridade, da didática do ensino de Português como língua materna e da formação de professores de Língua Materna. Hoje está como técnica educacional na Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS), atuando na Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil (CADIN), na Secretaria de Educação do Ceará. Paralelamente, elabora material didático, e atua como consultora e revisora textual para editoras educacionais.

Como Citar

AMORIM, A. M. de. Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 325–339, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.325-339. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11090. Acesso em: 10 dez. 2023.

Licença

Copyright (c) 2020 Leitura