Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.325-339Palavras-chave:
Letramento Ideológico, Projetos interdisciplinares, Leitura literáriaResumo
Este trabalho tem o fito de refletir, a partir da proposta de realização de atividades de um projeto literário, como os professores podem substituir o modelo autônomo de letramento pelo modelo ideológico, bem como ponderar sobre quais impactos essas atividades poderiam causar nas aulas de Língua Portuguesa, como língua materna. Propomos, então um projeto interdisciplinar na área de Linguagens e suas Tecnologias, à luz dos estudos sobre o Letramento Ideológico (STREET, 1995), do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2017), da Interdisciplinaridade (KLEIMAN,1999) e das estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Ademais, discutimos como os estudos sobre letramento ideológico são pertinentes aos professores e como eles se coadunam com as premissas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que se refere às competências e habilidades a serem mobilizadas por estudantes Ensino Médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
AMORIM, Aline Matos de. Letramento ideológico em ações didáticas interdisciplinares: uma proposta de projeto literário. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 325–339, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.325-339. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11090. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Vária